FAS comemora 12 projetos aprovados no Programa Ciência na Escola - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS comemora 12 projetos aprovados no Programa Ciência na Escola

FAS comemora 12 projetos aprovados no Programa Ciência na Escola
junho 13, 2013 FAS

FAS comemora 12 projetos aprovados no Programa Ciência na Escola

13/06/2013

Alunos dos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) tiveram 12 projetos aprovados no Programa Ciência na Escola (PCE). A iniciativa, fruto de uma parceria entre FAS e a Fundação de Amparo a Pesquisa no Amazonas (Fapeam), selecionou de forma inédita projetos de iniciação científica nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs), atendidas pelo Bolsa Floresta, Mamirauá, Uatumã, Juma, Rio Negro e na Ãrea de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro.

Os trabalhos serão desenvolvidos durante seis meses nas próprias comunidades, envolvendo até cinco estudantes e um professor. Os jovens pesquisadores receberão bolsas de incentivo de R$ 120, devendo apresentar relatórios parciais e finais sobre as atividades realizadas.

Todos os projetos submetidos pelos professores procuraram integrar conhecimento prático do diaadia com a ciência. Na APA do Rio Negro, uma pesquisa analisa como é transmitido entre os membros das aldeias ribeirinhas o NheengatU, tradicional língua indígena brasileira. “Ã? um projeto inovador, que reUne desenvolvimento científico e saber histórico muito interessante. Ã? a prática que eles percebem pouco, mas que é muito complexa”, comenta a supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra, que acompanha desde o começo a concepção da iniciativa.

Outro projeto, na Escola Estadual J.W. Marriott Jr., NCS do Juma, pretende analisar o aproveitamento de um alimento rico no cardápio das famílias brasileiras, a banana. O objetivo é incentivar o consumo do fruto nas refeições do NUcleo, mostrando o que pode ser incorporado em outras escolas ribeirinhas. Ainda na RDS do Juma, professores e alunos da Escola Municipal Victor Civita pesquisarão como anda a nutrição familiar comunitária, com a intenção de descobrir como torná-lamais ricas, inserindo mudanças simples no cardápio amazônico.

Venina explica que a grande vantagem de projetos como esses é a aproximação entre ciência e conhecimento ribeirinho. Para ela, o programa é uma grande oportunidade.

“Os meninos do campo estão usando tudo o que aprenderam com os seus pais e família, aprimorando com o conhecimento científico. Hoje você pode acompanhar como é a rotina do consumo de banana, que cresce perto da escola, no cardápio deles mesmos. Todos ganham e eles não desperdiçam a oportunidade”, comenta.

Programa de Educação e SaUde da FAS

O Programa de Educação e SaUde da FAS gerencia seis NCSs espalhados em seis Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. Elemento fundamental das atividades do Bolsa Floresta, o Programa incentiva a Educação por meio de programas como o Apadrinhamento de Escolas no Amazonas, fruto de uma parceria com a Child Fund Brasil, entre outros. Uma parceria do Grupo Abril leva ao NCS do Abelha conhecimento e melhoria de vida, graças ao Abril Carbono Neutro.