FAS comemora o sucesso do projeto Horta Escola - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS comemora o sucesso do projeto Horta Escola

FAS comemora o sucesso do projeto Horta Escola
agosto 3, 2011 FAS

FAS comemora o sucesso do projeto Horta Escola

03/08/2011

Com o apoio dos técnicos agroflorestais, que atuam nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), é possível colher uma ampla variedade de hortaliças, legumes e frutas, que são utilizadas na merenda escolar. As hortas foram implantadas em quatro Núcleos, sendo que a produção já ocorre na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e na comunidade do Punã, localizada na RDS de Mamirauá.

Para o coordenador de produção agroflorestal e responsável pelo projeto Horta Escola nos NCSs, Michell Blind, é importante a participação dos estudantes na implantação e execução desse trabalho. “Os alunos recebem instrução teórica e prática sobre técnicas de cultivos de mudas, aspectos de produção das hortaliças e verduras, assim como o manejo dos plantios e colheita. Após essas atividades, eles estão hábitos a praticarem, por exemplo, nos cultivos agrícolas de seus familiares”, esclarece.

Foram entregues nos NCSs, em março deste ano, materiais para a execução das atividades das hortas, que incluíram: corretivos de fertilidade do solo, enxadas, pás, carrinhos de mão, triturador de resíduos vegetais, bandejas de isopor para produção de mudas, sementes de hortaliças, legumes e frutas, além de apostilas sobre hortas, cultivo e manejo de plantios.

Segundo Michell Blind é importante a presença dos técnicos agroflorestais, que atuam nos NCSs e executam as atividades oferecendo o enfoque didático pedagógico à produção agroflorestal. Michel explica ainda que o excedente na produção da horta, como: quiabo, repolho, couve, pepino, feijão de metro, maxixe, jerimum e abobrinha, tomate cereja, coentro e cebolinha, que são utilizados na merenda escolar dos NCSs, será distribuído entre os alunos para o consumo em suas residências.

Estudantes do NCS do Rio Negro atuando no projeto da Horta Escola