FAS constrói vila comunitária na reserva de desenvolvimento sustentável do Cujubim - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS constrói vila comunitária na reserva de desenvolvimento sustentável do Cujubim

FAS constrói vila comunitária na reserva de desenvolvimento sustentável do Cujubim
novembro 4, 2010 FAS

FAS constrói vila comunitária na reserva de desenvolvimento sustentável do Cujubim

04/11/2010

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio do Programa Bolsa Floresta, está construindo uma vila comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Cujubim, na região do Alto Solimões. O objetivo do projeto é contemplar as demandas de saúde, educação e habitação da população residente na RDS, além de estabelecer o vínculo entre geração de renda e conservação da natureza.

O projeto prevê, com recursos da FAS e da prefeitura de Jutaí, a construção de 30 casas populares, escolinha comunitária, casa do professor, área de lazer com campo de futebol, posto de saúde, laboratório de farmácia, gerador de energia, água tratada e encanada.

Cujubim

Casas da vila em construção (Fotos: Ademar Cruz)

“O Cujubim é uma região extremamente remota, com uma das densidades demográficas mais baixas do planeta. A vila comunitária contribui para formar um grupo maior de famílias, facilitando, assim, a implementação de benefícios”, afirma Virgilio Viana, superintendente geral da FAS.

Cujubim

Trabalhador faz medição da obra 

O projeto da vila comunitária está em fase de conclusão, com 60% da estrutura construída. Programada para o final do ano de 2010, as obras só poderão ser entregues em meados de 2011, por conta da seca dos rios no Amazonas, que impossibilitou o transporte de materiais.

Expectativa de crescimento da renda

Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), a FAS promoverá cursos de qualificação para a produção de borracha e para o manejo sustentável da pesca para os futuros moradores da vila comunitária. A qualificação será essencial para o aumento da geração de renda das famílias.

Cujubim

Menino da reserva mostra peixe da região

“A região do Cujubim é rica em biodiversidade, e já foi uma das principais produtoras de borracha da Amazônia. Apoiar as comunidades locais significa valorizar o potencial das pessoas e a economia da região”, destaca João Tezza Neto, superintendente técnico-científico da FAS.

Segundo o coordenador da Regional Juruá/Jutaí, Francisco Ademar Cruz, no biênio 2003/2004, a média de renda mensal por família era de R$ 30. Com o Programa Bolsa Floresta, esse número aumentou, estando agora em cerca de R$ 80, e com o projeto da vila comunitária, a perspectiva de crescimento da renda mensal para o ano de 2011 é ainda mais significativa.

Cujubim

Moradores da RDS Cujubim

Outro ponto importante nesse processo é a Cantina Comunitária, que fornecerá gêneros alimentícios num comércio gerenciado pela própria associação comunitária. “Sem as cantinas, os moradores teriam que se deslocar em torno de seis dias até a cidade para vender seus produtos, com a cantina isso vai ser evitado. Esse projeto abre um grande passo para o desenvolvimento dessa região, tão empobrecida economicamente e tão rica de recursos naturais”, diz Ademar.