FAS discute implementação do Acordo de Paris e leva experiências de Serviços Ambientais para COP 22, no Marrocos - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS discute implementação do Acordo de Paris e leva experiências de Serviços Ambientais para COP 22, no Marrocos

FAS discute implementação do Acordo de Paris e leva experiências de Serviços Ambientais para COP 22, no Marrocos
novembro 7, 2016 FAS

FAS discute implementação do Acordo de Paris e leva experiências de Serviços Ambientais para COP 22, no Marrocos

07/11/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participa, a partir desta segunda-feira (7), da 22ª Conferência do Clima (COP22) em Marrakech, no Marrocos, para apresentar iniciativas no Amazonas. Além disso, a Fundação tem papel importante para discutir soluções para o desenvolvimento sustentável para a região amazônica e a implementação do Acordo de Paris, assinado na COP 21, em Paris, e ratificado pelo Brasil em setembro.
Nesta 22ª sessão da Conferência, legislação ambiental na região amazônica, perspectivas para diminuição do desmatamento e o lançamento de uma plataforma de registro de serviços ambientais são os principais temas dos eventos promovidos pela FAS. O primeiro, no dia 10 de novembro, apresentará lições aprendidas de implementação de políticas de serviços ambientais na América Latina.
Já o segundo evento promove uma discussão sobre a implementação de programas de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) na Amazônia brasileira. O evento, que será realizado no dia 11, discutirá programas inovadores e soluções em diferentes níveis para a redução do desmatamento na região, na busca por alcançar a conservação da floresta, o bem estar e a resiliência dos povos tradicionais e indígenas da região.
No dia 12, será realizado o lançamento da Plataforma de Registro de Serviços Ambientais do Amazonas. Em uma parceria com o Governo do Amazonas e Instituto BVRio, a plataforma permitirá o monitoramento online da redução de emissões e a arrecadação de fundos com organizações publicas e privadas, além de contribuir para o plano estratégico de redução de carbono brasileiro. O evento contará com participação do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Antonio Stroski, de Pedro Moura Costa, fundador do Instituto BVRio, do superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, e da diretora-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo.
A agenda da FAS na COP22 inclui também participação no evento “Impactos do REDD+ no desmatamento e subsistência: experiências de projetos-piloto no Brasil, RepUblica Democrática do Congo, Uganda e Tanzânia”, no dia 09. Promovido pela Norwegian University of Life Sciences, o evento tem por objetivo discutir os impactos de projetos pilotos de REDD+ realizados nos quatro países. A FAS participará em um painel de discussão apresentando os impactos de projetos nos níveis de desmatamento e sustento de comunidades na Amazônia.
No dia 12, a FAS apresentará o caso do Bolsa Floresta como convidada no evento sobre como o Fundo Amazônia atua como instrumento financeiro para REDD+, promovendo o desenvolvimento sustentável nas florestas tropicais. O evento será realizado no Pavilhão Brasileiro da COP22. Já no dia 15, a FAS foi convidada para discutir perspectivas locais e nacionais de implementação das Contribuições Nacionais Determinadas (NDCs) no CAF Day, evento promovido pelo CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Por fim, no dia 16, a Fundação participará da Conferência de Soluções para Baixa Emissão de Carbono, promovida pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, em inglês). A conferência promoverá a discussão de temas como soluções sustentáveis para grandes cidades, políticas para baixa emissão industrial e energia limpa, a partir da apresentação de cases por especialistas de diversas partes do mundo. A FAS participará na sessão “Mitigation and Smart Climate Agriculture”, uma abordagem para transformar e reorientar o desenvolvimento da agricultura a partir das mudanças climáticas, que já são uma realidade mundial.