FAS discute Pagamento por Serviços Ambientais no estado de São Paulo - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS discute Pagamento por Serviços Ambientais no estado de São Paulo

FAS discute Pagamento por Serviços Ambientais no estado de São Paulo
abril 8, 2011 FAS

FAS discute Pagamento por Serviços Ambientais no estado de São Paulo

08/04/2011

Nos últimos anos, vem aumentando no Brasil o número de projetos baseados no mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A experiência da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) nesta área, com o Programa Bolsa Floresta no Amazonas, foi apresentada no “Seminário sobre Pagamentos por Serviços Ambientais: Iniciativas no Brasil”, em São Paulo (SP), organizado pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (SMA-SP) – por meio do Projeto de Matas Ciliares – e pelo Banco Mundial.

O evento, ocorrido na semana passada, faz parte de uma iniciativa maior de levantamento de casos de sucesso de Pagamento por Serviços Ambientais no Brasil e a subsequente publicação desses casos. Foram selecionados 20 projetos de todo o país, dentre eles o Programa Bolsa Floresta, referência mundial em Pagamento por Serviços Ambientais, desenvolvido pela FAS em 15 unidades de conservação do estado e beneficiando diretamente mais de sete mil famílias.

Virgilio Viana, Superintendente-Geral da FAS, em sua palestra no Workshop sobre Experiências de Pagamentos por Serviços Ambientais, na Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo

A iniciativa do seminário tem como objetivo prever a elaboração de um estudo de casos de Pagamento por Serviços Ambientais no Brasil – de âmbito governamental, privado e não-governamental – o qual servirá de base para o desenvolvimento de uma política pública para o estado de São Paulo.

“Este evento demonstra como o estado de São Paulo considera importante tais discussões em áreas nativas e em áreas a serem recuperadas dentro do estado”, comentou Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS e um dos palestrantes do evento.

O evento, ocorrido no auditório da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), foi aberto ao público e teve mais de 100 participantes, entre representantes do governo, empresas e universidades.

Virgilio Viana, da FAS, Devanir Garcia Santos, da Agência Nacional de Águas, e Helena Carrascosa, da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo

“O convite para participar deste evento foi muito bem-vindo, pois há diversas iniciativas de PSA no Brasil e no mundo, e esta publicação permitirá entender cada projeto de maneira completa”, afirmou Victor Salviati, coordenador de projetos especiais da FAS.

Com a apresentação de outros nove estudos de caso de PSA, dentre eles Créditos de Conservação, de Santa Catarina, e Corredor Ecológico Monte-Pascoal – Pau-Brasil, na Bahia, este permitiu focar nas mais diversas abordagens de PSA para carbono, água e biodiversidade.