FAS divulga balanço de projetos apoiados pelo Fundo Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS divulga balanço de projetos apoiados pelo Fundo Amazônia

FAS divulga balanço de projetos apoiados pelo Fundo Amazônia
setembro 3, 2019 FAS

FAS divulga balanço de projetos apoiados pelo Fundo Amazônia

03/09/2019

Eficiência no gasto com pessoal e 100% de prestações de contas aprovadas sem ressalvas são destaques. Os projetos beneficiam 39.546 pessoas e 9.540 famílias moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) no Amazonas

Considerando o atual debate sobre o Fundo Amazônia, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) divulga os resultados de seus projetos desenvolvidos com apoio do fundo. Dentre os destaques estão o baixo gasto com pessoal e a aprovação, sem ressalvas, de todas as prestações de contas pela Pricewaterhouse & Coopers (PwC), uma das auditorias mais respeitadas do mundo.

No Programa de Desenvolvimento de Comunidades apenas 22% dos recursos foram destinados para folha de pagamento. Tal programa, implementado entre 2010 e 2019, levou ações de geração de renda sustentável e empoderamento comunitário para 39.546 pessoas e 9.540 famílias moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) no Amazonas.

Em setembro de 2019 a execução do projeto alcançou 97%, aplicados em atividades que ajudam a proteger uma área de floresta de 10,9 milhões de hectares. Ao todo, 581 comunidades são atendidas.

Como resultado, houve ainda a redução de 63% no desmatamento nessas áreas e o aumento de 244% da renda média das famílias participantes. A fonte dos dados são o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e avaliação independente da Bain & Company.

Prestações de contas aprovadas

Além de ter 100% das prestações de contas aprovadas sem ressalvas pela Pricewaterhouse & Coopers (PWC), a FAS também encaminhou suas demonstrações financeiras para o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Os projetos do Fundo Amazônia também passaram por auditorias independentes, dentre elas a do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez menções elogiosas ao trabalho desenvolvido, bem como do próprio Governo da Alemanha.

Confira principais destaques

– 22% de gasto com remuneração de pessoal
– 63% de redução desmatamento
– 244% de aumento da renda das famílias participantes
– 39.546 beneficiários
– 581 comunidades atendidas
– 97% de execução do orçamento em setembro de 2019
– 100% das prestações de contas auditadas pela PwC, sem nenhuma ressalva

Relatório de Atividades

Para saber mais sobre os resultados das atividades promovidas pela FAS, acesse a versão virtual do Relatório de Atividades 2018 através deste link.

Sobre a FAS

A FAS é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que promove ações de conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida de populações indígenas e ribeirinhas no Amazonas que vivem em Unidades de Conservação.