FAS e Hub de Bioeconomia Amazônica apresentam estande e debates sobre bioeconomia na feira Expo Amazônia Bio&TIC - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS e Hub de Bioeconomia Amazônica apresentam estande e debates sobre bioeconomia na feira Expo Amazônia Bio&TIC

FAS e Hub de Bioeconomia Amazônica apresentam estande e debates sobre bioeconomia na feira Expo Amazônia Bio&TIC
junho 30, 2022 FAS

FAS e Hub de Bioeconomia Amazônica apresentam estande e debates sobre bioeconomia na feira Expo Amazônia Bio&TIC

30/06/2022
Time da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), participando da Expo Amazônia Bio&TIC, realizada em Manaus.

A Expo Amazônia Bio&TIC 2022, um dos maiores eventos da Região Norte na área de tecnologia, inovação e bioeconomia, acontecerá de 30 de junho a 2 de julho, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Hub de Bioeconomia Amazônica participam do evento com a exposição de ações e projetos realizados na região amazônica, assim como a realização de diálogos sobre temas essenciais ligados à bioeconomia inclusiva, além da participação em painéis de discussão

A Expo Amazônia tem o objetivo de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e Digitais da região amazônica como dois vetores econômicos viáveis, e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia. O evento também tem o intuito de trazer oportunidades de negócios para esses polos.

Para a coordenadora do Hub de Bioeconomia Amazônica, iniciativa que é secretariada pela FAS, Marysol Goes, a participação na Expo Amazônia é importante para mostrar, a partir de evidências práticas, que uma bioeconomia inclusiva é possível e já está em curso na região. Ela ressalta que o evento é uma oportunidade para conectar diferentes agentes e organizações para a bioeconomia amazônica.

“É fundamental a conexão de soluções existentes do ‘chão da floresta’ com investidores, instituições públicas e privadas, organizações internacionais e outras redes atuantes nos grandes centros de decisão do ecossistema de inovação amazônico. E é este o nosso papel: criar ‘pontes’ para um ecossistema de inovação mais diverso e inclusivo na Amazônia”, afirma.

Programação do Hub

O estande da FAS terá uma programação especial junto ao Hub de Bioeconomia Amazônica, que traz soluções implementadas pela instituição no tema de bioeconomia.

Será um ambiente para troca de informações, diálogo e a apresentação de programas, projetos e soluções para a conservação da floresta, que caminham em compasso com a prosperidade social e econômica. Neste estande, vão acontecer dois diálogos articulados pelo Hub de Bioeconomia Amazônica e que vão pautar temas essenciais para o desenvolvimento de uma bioeconomia inclusiva na região.

No dia 30 de junho, às 17h, acontece o diálogo ‘O papel das cidades para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia urbana’, com a participação de representantes da Global Shapers Manaus, FAS, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam) e Youth Climate Leaders. Já no dia 1º de julho, às 16h, ocorre o diálogo ‘Polos de inclusão digital indígena: conhecimentos tradicionais e inovação’, com representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), FAS e Nia Tero.

A coordenadora Marysol Goes representará o Hub de Bioeconomia Amazônica no painel ‘Pesquisas, soluções e redes de inovação na Amazônia’, dia 1º de julho, às 17h.

Programação da FAS: Cadeias produtivas e inovação em pauta

No dia 2 de julho, o gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa) da FAS, Wildney Mourão, vai abordar sobre ‘Cadeias Produtivas em Unidades de Conservação da Amazônia​’ durante um painel previsto para acontecer às 14h.

Nesse mesmo dia, a FAS integra o painel ‘Ecossistema de Inovação: Programa de Bioeconomia Sebrae, Fomento a Inovação – FAPEAM, Jornada da Inovação – Instituto Certi’ com Carlos Bueno, coordenador de Relações Institucionais da FAS.

Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica

O Hub de Bioeconomia Amazônica é uma rede com a missão de acelerar a transição para uma economia verde, justa e inclusiva centrada no protagonismo dos povos da Amazônia. É fruto de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável, eleita a melhor ONG (Organização Não-Governamental) do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs e a Green Economy Coalition (GEC), a maior aliança global de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo. Acesse https://bioeconomiaamazonia.org e saiba mais.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.