FAS e Sabin realizam ação de cuidados com a saúde - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS e Sabin realizam ação de cuidados com a saúde

FAS e Sabin realizam ação de cuidados com a saúde
julho 12, 2021 FAS

FAS e Sabin realizam ação de cuidados com a saúde

12/07/2021
Pessoas reunidas em ação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com o laboratório Sabin, sobre cuidados com a saúde.

O Instituto Sabin, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), iniciou uma ação especial de saúde que beneficiará 60 adultos e 70 crianças, nos dias 9 e 16 de julho, no Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA), localizado no bairro da Redenção, na Zona Oeste de Manaus. Serão dois dias de incentivo aos cuidados com a saúde e ensinamentos sobre sua importância para a população.

Na última sexta-feira, dia 9, na sede do REUSA, foi realizada uma palestra com a biomédica e assessora científica do laboratório Sabin, Gabriele Mesquita, sobre exames médicos e cuidados com a saúde, alertando a população em relação à importância de fazer exames de rotina e de baixa complexidade para evitar doenças, que muitas vezes podem ser tratadas quando descobertas no início.

“Nosso objetivo hoje aqui é divulgar esse cuidado e enfatizar a prevenção. Afinal, o preço cuidado é menor que o preço do reparo. Muitas doenças podem ser tratadas quando são descobertas de forma precoce. E num momento como este de pandemia, estamos dando mais valor à saúde”, disse a biomédica.

Na ação, a população se cadastrou para fazer exames que ocorrerão no dia 16, também na sede do REUSA. Foram selecionados 30 homens, 30 mulheres e 70 crianças para realizarem hemograma. No caso dos homens, também será feito o exame de antígeno prostático específico (PSA), que é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata. Já as mulheres farão o exame de Hormônio Tireoestimulante (TSH), que serve para analisar as alterações presentes na tireoide.

Aldely Cruz, 59, moradora do bairro, acompanhou a palestra. “Muitas pessoas não sabem o significado de certos tipos de exames e essa ação foi para lembrar que a gente precisa se cuidar”, afirmou Aldely. “A palestra foi muito importante e esclarecedora, tinha coisas que eu nem sabia”, acrescentou Maria Helena Dantas, 56, também beneficiada com a ação.

A Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli, explica que ações como essas ajudam a destacar a importância do cuidado preventivo com a saúde, sobretudo em um momento como o que estamos passando, com a pandemia do Coronavírus.

“Buscamos levar o entendimento do cuidado, a necessidade de realizar exames como os que serão feitos, de baixa complexidade, ainda mais neste momento de pandemia, onde as pessoas às vezes têm medo de ir aos postos de saúde por causa da Covid e acabam deixando passar sintomas de outras doenças, que também devem ser tratadas”, afirma.