FAS e Tetra Pak inauguram sete Postos de Entrega Voluntária de resíduos sólidos no rio Cuieiras - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS e Tetra Pak inauguram sete Postos de Entrega Voluntária de resíduos sólidos no rio Cuieiras

FAS e Tetra Pak inauguram sete Postos de Entrega Voluntária de resíduos sólidos no rio Cuieiras
março 23, 2016 FAS

FAS e Tetra Pak inauguram sete Postos de Entrega Voluntária de resíduos sólidos no rio Cuieiras

23/03/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a Tetra Pak e a Samsung, inaugurou entre os dias 14 e 18 de março sete novos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos sólidos em comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista. A ação tem como objetivo incentivar o consumo consciente e mudanças de atitudes e hábitos da comunidade, especialmente em relação ao manuseio adequado dos resíduos sólidos produzidos nas casas e comunidades ribeirinhas. 

Os PEVs contem grandes bolsas para coleta de plásticos, metal, vidro, plástico, pilhas e baterias, materiais frequentes nas comunidades ribeirinhas, mas que ainda não tem uma logística de reversa em áreas isoladas.Os postos foram construídos com placas ecológicas doadas pela Tetra Pak, nas comunidades Santa Maria, Pagodão, São Tomé, Chita, São Sebastião, Boa Esperança, Nova Canaã.

Na inauguração de cada posto foram promovidas gincanas de arte e educação que envolveram 353 ribeirinhos, em uma parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Nossa comunidade ficará mais limpa, pois agora temos onde colocar todos os recipientes. Todos os materiais vão ser colocados aqui, o que vai ser bom para a comunidade e para os visitantes, que também verão a comunidade mais limpa”, afirmou Antônia Avelino, da comunidade São Sebastião.
Os resíduos coletados  nas comunidades terão como destino o centro de triagem instalado na comunidade Três Unidos, em parceria com a Tetra Pak. Lá, depois de comprimidos em uma prensa, eles terão como destino Manaus, e com apoio logístico da FAS,  doados a uma cooperativa de catadores da capital.