FAS inaugura Núcleo de Conservação e Sustentabilidade na RDS Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS inaugura Núcleo de Conservação e Sustentabilidade na RDS Rio Negro

FAS inaugura Núcleo de Conservação e Sustentabilidade na RDS Rio Negro
março 23, 2010 FAS

FAS inaugura Núcleo de Conservação e Sustentabilidade na RDS Rio Negro

23/03/2010

Por Monick Maciel, da FAS

Uma proposta pedagógica baseada nos conhecimentos tradicionais mesclada com a grade curricular das escolas regulares. Esta é uma característica marcante do Núcleo de Sustentabilidade e Conservação que será inaugurado pela Fundação Amazonas Sustentável – FAS, nesta quinta-feira (dia 25), na comunidade do Tumbiras, na reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Negro, em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

O Núcleo será entregue para a gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), parceira da FAS neste projeto, assim como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS.

O sistema aplicado é a pedagogia de alternância, que divide o tempo de aprendizagem entre a escola e a comunidade. Trata-se de uma proposta inovadora que abrange um modelo de educação adaptado para a realidade local. A estrutura é adaptada para receber os alunos do Tumbiras e das comunidades do entorno, além disto, os alunos terão oportunidade de aprender técnicas de permacultura, agroecologia e sistemas agroflorestais.

 “O sonho de ter na floresta uma proposta pedagógica que seja radicalmente diferente de tudo aquilo que tínhamos como referência na área de educação para as comunidades ribeirinhas da Amazônia. Uma proposta pedagógica inovadora, com um conceito que torna a sala de aula mais próxima da floresta. Na concepção do centro nós imaginamos a floresta como a principal sala de aula”, revela o superintendente geral da Virgílio Viana.

O Núcleo é composto de escola pública, alojamentos para alunos e professores (Casa Familiar da Floresta e Casa do Professor), posto de saúde e base operacional de apoio à Fundação Amazonas Sustentável. Durante a semana, os alunos ficam nos alojamentos, recebendo todo o apoio necessário, e nos finais de semana regressam às suas comunidades. Os alunos têm o compromisso de levar para as suas comunidades as técnicas aprendidas no Núcleo. 

A escola tem capacidade para atender cerca de 70 alunos, do ensino Fundamental (tecnológico) e Projovem. 

– THOMAS LOVEJOY

A escola receberá o nome do biólogo Thomas Lovejoy, um dos mais renomados e respeitados cientistas do mundo quando o assunto é conservacionismo, biodiversidade e florestas tropicais. Lovejoy, que também é conselheiro da FAS, estará presente na inauguração.

– RDS DO RIO NEGRO e PROGRAMA BOLSA FLORESTA

A RDS do Rio Negro está localizada nos municípios de Novo Airão, Iranduba e Manacapuru, totalizando uma área de 102.978,33 hectares.  Atualmente, a RDS possui um total de 19 comunidades, sendo que 469 famílias já estão sendo beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta, num total de 1.632 pessoas. A comunidade do Tumbiras, especificamente, possui 23 famílias beneficiadas, num total de 73 pessoas.

A RDS foi criada através de decreto no dia 26 de dezembro de 2008, com o intuito de garantir aos moradores o uso dos recursos naturais existentes, evitar a grilagem de terras e a especulação imobiliária em função da construção da ponte sobre o Rio negro. A sua cadeia produtiva é a exploração de madeira, pesca e turismo, sendo que seus principais produtos são a madeira em prancha, madeira serrada, artesanato, espeto e a fabricação de pequenas embarcações.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Para mais informações, visite nosso website: fas-amazonia.org.br.

SERVIÇO:

O QUE: Inauguração do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade da RDS do Rio Negro.

ONDE: Na comunidade do Tumbiras, no município de Iranduba.

QUANDO: Dia 25 (quinta-feira), às 14h.

QUEM: Realização da Fundação Amazonas Sustentável, em parceria com a Seduc.

  

__________________________________

Mais informações:

Monick Maciel Coordenadora de Comunicação

55 92 4009-8900 | 8159-1130 | 9981-2989

[email protected]

fas-amazonia.org

twitter.com/fasamazonas