FAS lança Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta na RDS do Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS lança Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta na RDS do Rio Negro

FAS lança Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta na RDS do Rio Negro
janeiro 21, 2011 FAS

FAS lança Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta na RDS do Rio Negro

21/01/2011

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) lançará neste domingo (23/11), às 12h, o Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta, em evento no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro (Iranduba/AM).

O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos moradores de unidades de conservação do Estado do Amazonas por meio da implantação de sistemas agroflorestais nas comunidades ribeirinhas, aliado à conservação ambiental. O programa está dividido em diferentes etapas, tais como a implantação de viveiros agroflorestais; a capacitação de comunitários em produção de mudas de espécies arbóreas, frutíferas e agrícolas; envolvimento dos alunos dos Núcleos em práticas agroflorestais; quantificação do sequestro de carbono nos Sistemas Agroflorestais implantados.

Projeto Pró-Banana

No lançamento do Programa de Sistemas Agroflorestais Bolsa Floresta, o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana, lançará o “Projeto Pró-Banana”, que tem o objetivo de promover a segurança alimentar dos comunitários da RDS do Rio Negro e da RDS Uatumã através do consumo de banana, possibilitando também a comercialização do excedente, gerando renda às comunidades ribeirinhas.

 

Banner do “Projeto Pró-Banana”, que faz parte do Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta (arte: Antônio Cruz)

Na ocasião, haverá um plantio simbólico de dez mudas no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnelo Bittencourt, na comunidade do Tumbira. Após a cerimônia, a equipe técnica da FAS segue para distribuição de 5 mil mudas de banana, em que cada família receberá 20 mudas e os insumos necessários para o plantio. Ao todo, 19 comunidades ribeirinhas serão contempladas e um total de mais de 250 famílias serão beneficiadas.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais.

A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas.