FAS leva protagonismo ribeirinho para a Feira Internacional da Amazônia 2015 - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS leva protagonismo ribeirinho para a Feira Internacional da Amazônia 2015

FAS leva protagonismo ribeirinho para a Feira Internacional da Amazônia 2015
novembro 19, 2015 FAS

FAS leva protagonismo ribeirinho para a Feira Internacional da Amazônia 2015

19/11/2015

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participará da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que acontece entre os dias 18 e 21 de novembro de 2015 no Studio 5, Centro de Convenções. Além do stand da Fundação, que apresenta projetos que beneficiam cerca de 40 mil pessoas no interior do Estado, a edição 2015 contará com um espaço destinado ao empreendedorismo ribeirinho, com iniciativas de geração de renda lideradas por comunitários de várias regiões do interior.
Os empreendedores locais terão um stand no Espaço Inovação da feira, que contará com produtos sustentáveis de açaí e andiroba, atualmente desenvolvidos na região do rio Juruá, por meio da Empresa de Base Comunitária da Fundação. Na Tenda Amazônia, será exposto o trabalho de artesãos das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Amanã e Rio Negro, junto com camisetas customizadas do Projeto Jovens Empreendedores da Floresta. 
“A FAS tem buscado cada vez mais apresentar o trabalho do empreendedorismo comunitário, e na FIAM, eles poderão mostrar um pouco do vem sendo desenvolvido junto às cadeias produtivas locais. Nossa ideia é deixa-los cada vez mais  envolvidos nesse processo, que inicia lá no interior, e termina na venda do produto final”, explica o superintendente técnico-científico da FAS, Eduardo Taveira.
O stand de projetos da Fundação estará localizado no pavilhão central, e apresenta projetos de geração renda e melhoria de qualidade de vida que beneficiam de mais de 10 mil famílias no interior do Estado. O trabalho da instituição é norteado pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que são parte de uma nova agenda de desenvolvimento global.
Atualmente, a FAS tem desenvolvido ações em 574 comunidades de 16 unidades de conservação (UCs) estaduais. São projetos como o manejo sustentável da floresta, iniciativas de educação e saUde, investimentos em turismo e artesanato, na geração de energia alternativa e comunicações, além de atividades voltadas ao esporte, como o Projeto de Arquearia Indígena.
A FIAM é considerada a maior vitrine para divulgação de produtos, serviços e oportunidades de negócios na Região Amazônica. O evento é uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), com apoio do Ministério do Desenvolvimento, IndUstria e Comércio Exterior (MDIC), e tem neste ano o tema “Invista no futuro. Agora”.
Sobre a FAS:
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual e federal. Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco e, posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/BNDES (2010), da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos. Para participar da FIAM, a FAS contou ainda com apoio da TAM Linhas Aéreas.