FAS participa da 4° Conferência Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa da 4° Conferência Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas

FAS participa da 4° Conferência Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas
junho 3, 2013 FAS

FAS participa da 4° Conferência Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas

03/06/2013

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), a abertura da Semana do Meio Ambiente do Amazonas, que celebra 10 anos da criação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). O Salão Nobre do Studio 5 foi palco da abertura da 4° Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas, em cerimônia que contou com a presença de várias instituições, dentre elas a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
Na abertura estiveram presentes o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, a titular da SDS, Nádia Ferreira, representantes dos ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA), Meio Ambiente (MMA), Desenvolvimento Social (MDS), do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), órgãos estaduais, instituições pUblicas, privadas e sociedade civil.
“Ã? um momento muito importante do Amazonas, pois celebramos dez anos de uma política vitoriosa. Nossas populações avançaram muito e hoje estão fortalecidas, participando ativamente de um debate sobre o futuro deles”, declarou o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.
A semana marcará a assinatura da ordem de serviço que autoriza a implantação de cisternas domiciliares utilizando um sistema de captação de água da chuva, por meio do Projeto Ãgua para Todos no Amazonas, criado pela secretaria. Também será assinado um convênio entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e as associações folclóricas de Parintins, para a compensação das emissões de gases do efeito estufa (GEE) no Festival de Parintins desse ano.
Para hoje, está prevista a primeira rodada das mesas temáticas que debaterão as políticas pUblicas voltadas às populações tradicionais do Amazonas nos Ultimos 10 anos. Os debates serão promovidos em âmbito nacional e estadual, a partir das 14h. O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, participa da mesa Políticas PUblicas do Estado do Amazonas para Povos e Comunidades Tradicionais, que contará com a presença dos secretários de SaUde, Educação e Produção Rural do Amazonas.
Semana do Meio Ambiente
Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, a FAS preparou uma agenda de atividades. Entre os dias 3 e 6 de junho, representantes de 15 Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF) participarão da Conferência de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas, realizadas no Studio 5. No dia 6, à tarde, a FAS iniciara o X Encontro de Lideranças das Associações das UCs do Bolsa Floresta, na Inspetoria Laura Vicuña André AraUjo, 2230, Aleixo.
10 anos de SDS
O ano de 2013 celebra o décimo aniversário da SDS. O primeiro secretário de meio ambiente do Estado, Virgílio Viana, e a atual titular, Nádia Ferreira, estarão reunidos em mais uma edição do Papo Sustentável, que será realizado no dia 10, às 19h. O evento será aberto ao pUblico, no auditório Lidia Parisotto, sede da FAS, na rua Ãlvaro Braga, 351, Parque Dez.