FAS participa de discussão para incluir serviços ecossistêmicos nos relatórios GRI - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de discussão para incluir serviços ecossistêmicos nos relatórios GRI

FAS participa de discussão para incluir serviços ecossistêmicos nos relatórios GRI
março 17, 2011 FAS

FAS participa de discussão para incluir serviços ecossistêmicos nos relatórios GRI

17/03/2011

A convite do Global Reporting Initiative (GRI), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou na última quarta-feira (16/03), em São Paulo, com outras 20 empresas, da discussão da inclusão dos serviços ecossistêmicos nos relatórios GRI.

O evento, organizado pelo próprio GRI e pelo Programa de Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), abordou questões como: quais serviços deverão ser listados, como esses serviços serão monitorados e reportados, como a empresa deve analisar e reportar os dados científicos oriundos desses serviços e qual a intenção do GRI fazer com que a empresa faça isso.

GRI

Os participantes foram divididos em grupos para otimizar a discussão (Divulgação)

A forma como o evento foi conduzido também foi muito interessante. Ao invés de palestras e apresentações, os organizadores fizeram uma pequena introdução e dividiram os participantes em grupos para fomentar as discussões e a participação de todos.

“Papel fundamental do relatório GRI é fazer com que a empresa faça uma reflexão com relação à sua eficiência e como ela reporta isso à sociedade”, diz Victor Salviati, coordenador de Projetos Especiais da Fundação Amazonas Sustentável e representante da FAS no evento. “E, a partir da inclusão de aspectos dos serviços ecossistêmicos, as empresas farão o exercício de como elas impactam e como esses serviços são importantes para a manutenção de seu negócio”, complementa.

Esses encontros estão sendo feitos para coletar impressões e sugestões das principais empresas e outras instituições do mundo todo com relação ao tema.

Ainda no Brasil, a comitiva do GRI e da PNUMA passará pelo Rio de Janeiro e voltará à Europa para concluir os trabalhos.

Os organizadores preveem que um documento de referência seja finalizado ainda em Abril e que o processo seja levado em consulta pública ainda neste primeiro semestre.

“O GRI e o PNUMA estão fazendo um brilhante papel em desencadear tais discussões e, mais importante, em disseminá-las de maneira participativa e inclusiva”, concluiu Victor.

 

Sobre o GRI

O Global Reporting Initiative (GRI) é uma instituição pioneira na organização de uma plataforma de reporte e monitoramento de diversos aspectos e indicadores coorporativos. Os indicadores GRI permitem que empresas deem transparência em desempenho ambiental, social e de governança. Mais informações, acesse http://www.globalreporting.org/.