FAS participa de eventos em Manicoré que apoiam a geração na renda : FAS Amazônia
14/10/2014
Outros

FAS participa de eventos em Manicoré que apoiam a geração na renda


A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou da 22ª Festa da Melancia e 20ª Exposição Agropecuária de Manicoré (Expomani), que ocorreram ocorreram entre os dias 26 a 28 de setembro, no Parque de Exposição Domingos Galdino, município de Manicoré-AM. Esses eventos são reconhecidos na Calha do Madeira, principalmente, pela oportunidade de geração de renda para os agricultores locais.
No estande, apoiado pela FAS, as comunidades São Francisco do Aruá, localizada na RDS do Juma, Verdum, RDS Rio Madeira, e Boa Esperança, do Rio Amapá, fizeram a exposição e comercialização da farinha do Aruá, do cacau e seus derivados ( o licor, o pó e a geleia), além do artesanato regional.
Melancias, aboboras e abobrinhas vendidos na Expomani foram frutos das sementes entregues pela FAS para produção de ciclo curto durante os impactos da maior cheia do rio Madeira, que ocorreu em maio deste ano, e contou com a parceria das prefeituras dos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), a Secretaria de Estado de SaUde do Amazonas (Susam), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Hands do Brasil e Associações de Moradores das Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Madeira e do Juma.
” Esses eventos são oportunidades para que os comunitários gerem renda para suas famílias. E FAS pretende apoiar outros como estes, que visam na comercialização para o crescimento local destes agricultores”, comenta Doney Vitor de Souza, Coordenador da Regional do Madeira.