FAS participa de exposição fotográfica realizada na Universidade do Porto, em Portugal - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de exposição fotográfica realizada na Universidade do Porto, em Portugal

FAS participa de exposição fotográfica realizada na Universidade do Porto, em Portugal
dezembro 16, 2022 FAS

FAS participa de exposição fotográfica realizada na Universidade do Porto, em Portugal

16/12/2022
Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto.

Na última quinta-feira, 15 de dezembro, a Universidade do Porto recebeu o lançamento da exposição fotográfica “As Duas Faces da Amazônia”, realizada em parceria entre o Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), Universidade Nilton Lins e Fundação Amazônia Sustentável. A mostra, que segue em cartaz na universidade até dezembro de 2023, reúne fotos do acervo da FAS e da fotógrafa amazonense Gisele Alfaia. 

A exposição acontece na Galeria da Biodiversidade do Centro Ciência Viva da Universidade do Porto, e apresenta duas faces diferentes da região amazônica: uma é a Amazônia ameaçada, degradada e desmatada, e a outra é a Amazônia exuberante, imponente, com suas impressionantes belezas naturais. A curadoria é de Aleixei Waichenberg e o projeto expográfico é da arquiteta Betina Lorenzetti. A mostra conta ainda com recursos sensoriais e apresentação de material audiovisual, a cerimônia de lançamento teve a participação musical da compositora e cantora baiana Carla Visi, que apresentou uma breve palestra de ecologia e sustentabilidade musicada. 

“É muito importante debater temas fundamentais nesse momento que nós vivemos, e esse laço entre os dois países historicamente alinhados com propósitos iguais culturalmente, é o primeiro passo pra uma agenda positiva no futuro”, comentou Gisele Lins, reitora da Universidade Nilton Lins. “Esperamos que, em um futuro próximo, possamos levar outros artistas e mostrar a Amazônia também de outras formas”.  

A exposição também integrou a programação da Semana da Amazônia da Universidade do Porto, que contou ainda com exibição de longas-metragens sobre o tema Amazônia, chamado ‘Ciclo Amazônia’.  

A exposição segue aberta para visitação na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, com entrada gratuita. 

Sobre a FAS  

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia. 

 

Créditos da imagem: MHNC-UP