FAS participa de fórum sobre educação sustentável na Tanzânia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de fórum sobre educação sustentável na Tanzânia

FAS participa de fórum sobre educação sustentável na Tanzânia
dezembro 10, 2010 FAS

FAS participa de fórum sobre educação sustentável na Tanzânia

10/12/2010

Com objetivo de discutir projetos e trocar experiências entre escolas de educação autossustentável de todo o mundo, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participa, durante este final de semana, na Tanzânia – África, da 4ª Conferência Internacional de Educação Sustentável “Education that Pays for Itself” (em tradução livre, Educação que se autofinancia). A conferência é promovida anualmente pela ONG Teach a Man to Fish (em tradução livre, Ensine um Homem a Pescar).

Raquel Luna, na comunidade Boa Frente, na RDS do Juma, onde está localizado um dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS

A representante da FAS no evento e gestora institucional dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade, Raquel Luna Viggiani, conta que a FAS foi convidada a participar da conferência pela Fundación Paraguaya, uma organização internacional que incentiva este modelo de educação pelo mundo e que custeou sua passagem área para a Tanzânia. “O interesse da Fundación Paraguaya é em função de uma parceria feita conosco (Fundação Amazonas Sustentável) para incentivar a aplicação dessas práticas nas RDS’s (Reservas de Desenvolvimento Sustentável) geridas FAS”, explica Raquel.

Martin Burt, da Fundación Paraguaya, durante visita à sede da FAS, em Manaus

No início do ano passado, o diretor executivo da Fundación Paraguaya, Martin Burt, veio ao Amazonas apresentar o modelo de escola sustentável para a Fundação Amazonas Sustentável. Alguns meses depois, dois técnicos da FAS foram até o Paraguai para fazer um treinamento de um mês dentro das estratégias e diretrizes traçadas por esse modelo de educação.

O que é educação autossustentável?

A educação autossustentável é um conceito relativo ao processo de educação formal aliada ao ensino de uma profissão dentro da escola. A partir da criação de empresas, os alunos geram recursos que são reinvestidos na própria escola.

Na escola J.W. Marriott Jr., ligado ao Núcleo de Conservação e Sustentabilidade da RDS do Juma, esse processo já está em andamento. “A cooperativa de coletores de sementes criadas pelos alunos do (Núcleo de Conservação e Sustentabilidade) Juma é um exemplo de atividade com retorno financeiro voltado para a escola. A parceria com o INPA para criação da Unidade de Produção de Alimentos é outro exemplo desse processo inovador”, afirma Raquel.