FAS participa de planificação do projeto de REDD no Moçambique - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de planificação do projeto de REDD no Moçambique

FAS participa de planificação do projeto de REDD no Moçambique
agosto 9, 2013 FAS

FAS participa de planificação do projeto de REDD no Moçambique

09/08/2013

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou na semana passada da Planificação do Projeto TREDD â?? Testando os Modelos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal no Corredor da Beira, em Moçambique. O evento ocorreu entre 5 e 8 de agosto, na cidade de Quelimane (província de Zambézia), com participação do coordenador de Projetos Especiais da FAS, Victor Salviati.
A reunião tinha como objetivo informar às instituições locais e centrais sobre o Projeto de Implementação do REDD+ nas províncias de Manica, Sofala e Zambézia, atual área de foco da iniciativa. Também foram analisados o calendário e orçamento das atividades e a criação de um comitê diretivo do projeto para acompanhamento e direção estratégica.
Victor apresentou o Bolsa Floresta e o projeto de REDD na RDS do Juma como soluções para o desenvolvimento sustentável local e os avanços para mensuração de carbono na Amazônia.
“Foi muito legal compartilhar as experiências e iniciativas de sucesso do Brasil, como o engajamento social promovido pelo Programa Bolsa Floresta, o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), e o monitoramento do INPE”, destaca Victor.

Cooperação Sul-Sul

Entre 2009 e 2011, o Instituto Internacional para Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e a FAS realizaram uma parceria com o Governo de Moçambique visando à formulação da estratégia nacional de REDD daquele país. O resultado foi o aproveitamento de experiências exitosas da Fundação na implementação do Programa Bolsa Floresta (PBF) em território africano. Saiba mais!