FAS participa do debate sobre o futuro da Amazônia no Peru - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa do debate sobre o futuro da Amazônia no Peru

FAS participa do debate sobre o futuro da Amazônia no Peru
abril 24, 2013 FAS

FAS participa do debate sobre o futuro da Amazônia no Peru

24/04/2013

Entre os dias 23 e 25 de abril, acontecerá em Lima, Peru, o “World Economic Forum on Latin America Programme”. Esse evento, contará com a participação de uma organização internacional independente comprometida a melhorar o mundo com a participação de empresas, políticos, líderes acadêmicos, entre outros. As discussões, em Lima, fornecerão uma plataforma ideal para os fatores críticos para resiliência do Peru e a dinâmica de desenvolvimento mundial.

Os debates serão focados em três temas específicos: a construção da resiliência para o desenvolvimento sustentável; o fortalecimento da sociedade por meio da inovação e a modernização das economias de crescimento dinâmico. No dia 24, entre os palestrantes do World Economic Forum, está o superintendente da FAS, Virgílio Viana, que é também coordenador do processo de definição de indicadores e metas globais de sustentabilidade relacionados às florestas da ONU. Ele integrará a sessão “O Futuro da Amazônia”, enfatizando o gerenciando de recurso compartilhado por meio de estruturas de governança regionais; aproveitamento da riqueza natural para apoiar o desenvolvimento econômico e sustentável; e o aceleramento da inovação para capacitar as comunidades locais.

O dirigente dessa mesa será Arne Sorenson, presidente-diretor executivo (CEO) da Marriott International, parceiro da FAS para os programas na RDS do Juma. A parceira iniciou em 2008 e, além da construção do NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) na comunidade de Boa Frente, o projeto Juma foi o primeiro do mundo a receber a classificação Ouro no padrão Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB), eleito pela Rainforest Alliance, em 2010, o melhor exemplo de monitoramento e metodologia da avaliação.

No ano de 2011, com apoio financeiro da Marriot International, a FAS â?? juntamente com o Banco Mundial, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e a Carbon Decisions International – desenvolveram e aprovaram uma nova metodologia para medir as reduções de emissão por “desmatamento não planejado” nas UCs, contribuindo de forma significativa para consolidar um mercado global de carbono.

Neste ano, o “World Economic Forum on Latin America Programme” acontecerá no Peru, um dos países que mais cresce economicamente no mundo e oferece oportunidades à inovação de modelos de negócio e ao desenvolvimento social, envolvendo pUblico e atores privados. Isso se deve, em grande parte, aos seus recursos naturais, ao patrimônio cultural e ao capital humano. O país conta, hoje, com 30 milhões de habitantes e um vasto território de 1,3 milhões de km².