FAS realiza a carboneutralização do Fórum Internacional de Sustentabilidade - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS realiza a carboneutralização do Fórum Internacional de Sustentabilidade

FAS realiza a carboneutralização do Fórum Internacional de Sustentabilidade
março 28, 2010 FAS

FAS realiza a carboneutralização do Fórum Internacional de Sustentabilidade

28/03/2010

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é a responsável pela carboneutralização do Fórum Internacional de Sustentabilidade, evento realizado pelo Seminars e promovido pelo LIDE, que se encerar hoje, em Manaus. O programa de carboneutralização da FAS está baseado no Projeto de REDD da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no município de Novo Aripuanã. Este projeto foi validado com padrão ouro, em setembro de 2008, pela certificadora alemã TÜV-SÜD, segundo o padrão internacional Aliança Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCBA).

O Projeto de REDD da RDS do Juma terá duração até 2050, quando se espera ter evitado o desmatamento de 329.483 hectares e a emissão de cerca de 189 milhões de toneladas de carbono para a atmosfera. Para o primeiro período de creditação (2006-2016), foram validadas 3.6 milhões de toneladas de CO2e.

O programa da FAS está baseado em contratos de doação condicionados às atividades de implementação da RDS do Juma previstos no PDD. Os direitos e obrigações contidos nestes contratos são intransferíveis, não podendo ser repassados para terceiros.

Todas as transações procedentes deste programa são relacionadas no site da FAS visando dar ampla transparência. Além disso, a FAS mantém um registro de todas as transações que será submetido à auditoria independe da PWC.

A emissão do evento foi estimada pela Eccaplan, independentemente da FAS, em 100 toneladas de CO2 equivalente. Mas este valor será revisto/conferido ao término do evento.