FAS realiza o V Encontro de Lideranças e Representantes de 15 Unidades de Conservação - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS realiza o V Encontro de Lideranças e Representantes de 15 Unidades de Conservação

FAS realiza o V Encontro de Lideranças e Representantes de 15 Unidades de Conservação
maio 23, 2011 FAS

FAS realiza o V Encontro de Lideranças e Representantes de 15 Unidades de Conservação

23/05/2011

 A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), realiza o V Encontro de Lideranças e Representantes de Associações das Unidades de Conservação, onde atua o Programa Bolsa Floresta, entre os dias 26 a 30 de maio, na comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro (RDS/Rio Negro). O objetivo desse evento é avaliar o Programa Bolsa Floresta e planejar as ações para este ano. Na ocasião, 38 lideranças de 15 Unidades de Conservação (UCs) estarão presentes.

Entre os palestrantes estão o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, que abordará a visão de futuro do Programa Bolsa Floresta e o coordenador do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), Sérgio Gonçalves, que discutirá as atividades do CEUC para as UCs. O superintendente técnico-científico da FAS, João Tezza, com a coordenadora do Programa Bolsa Floresta, Valcléia Solidade, proporcionará aos participantes os resultados alcançados do Bolsa Floresta até 2010.

O evento também inclui a oficina sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD), mudanças climáticas e sequestro de carbono. Já os representantes das associações regionais Juruá/Jutaí, Solimões, Madeira e Rio Negro farão uma mesa redonda em que abordarão as principais conquistas e melhorias referentes ao Programa Bolsa Floresta e às associações representativas das UCs.

No dia 30, último dia do evento, na sede da Fundação, no período da manhã, acontecerá o Encontro de Negócios para comercialização de produtos das UCs, visando à aproximação dos produtores com os empresários locais, além de organizar as comunidades das UCs para a comercialização de seus produtos, como: castanha, guaraná, artesanatos, cacau, madeira manejada, etc. Entre os negociadores, estarão a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), Coca-Cola, Cacau Show e ECOSHOP. À tarde, os participantes conhecerão as principais feiras de produtos regionais e ainda o Teatro Amazonas, atendendo solicitação emanada dos participantes no IV Encontro de Lideranças promovido em 2010.