Cenários futuros de emissões do Brasil são tema de encontro na sede da FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Cenários futuros de emissões do Brasil são tema de encontro na sede da FAS

Cenários futuros de emissões do Brasil são tema de encontro na sede da FAS
agosto 13, 2015 FAS

Cenários futuros de emissões do Brasil são tema de encontro na sede da FAS

13/08/2015

O Auditório Lidia Parisotto foi sede de reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), na manhã desta quinta-feira (18). O encontro reuniu especialistas para discutir o quadro das mudanças climáticas no Amazonas, e apresentar o Projeto Implicações Econômicas e Sociais (IES-Brasil), que identifica formas adequadas de mitigação a partir de projeções econômicas do Brasil. A ação foi fruto de uma parceria entre FBMC, Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas (Famc).
O IES Brasil utiliza uma metodologia participativa que busca  gerar cenários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) até 2030, com suas respectivas metodologias de mitigação. A ideia é projetar cenários futuros de desenvolvimento econômico do Brasil, e a partir disso, analisar formas de minimização dos potenciais gases emitidos durante esse período.
“O objetivo é identificar qual o melhor conjunto para mitigação dos efeitos, a partir de uma projeção de crescimento econômico do país. Ã? um projeto pensado de forma participativa desde o começo, reunindo cerca de 70 e 80 especialistas de diferentes grupos, para buscar uma convergência sobre as diferentes formas de minimizarmos as emissões nos diferentes cenários”, explica Neilton Fidelis, coordenador executivo do IES Brasil.
Além de Neilton, participaram do encontro do secretário adjunto de meio ambiente do Amazonas (Sema), Luis Henrique Piva e do superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.