FAS repudia denúncia falsa sobre Bolsa Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS repudia denúncia falsa sobre Bolsa Floresta

FAS repudia denúncia falsa sobre Bolsa Floresta
abril 15, 2010 FAS

FAS repudia denúncia falsa sobre Bolsa Floresta

15/04/2010

A Fundação Amazonas Sustentável – FAS lamenta que matéria veiculada pela Agência Estado, intitulada “Apenas Metade do Bolsa Floresta foi pago, acusa ONG”, publicada no dia 14 de abril, não tenha sido fiel a verdade dos fatos.

Durante a entrevista foram apresentados à jornalista inúmeros documentos, incluindo relação de nomes dos beneficiários do Bolsa Floresta e extratos bancários que comprovam os pagamentos realizados, o que foi ignorado na matéria. O GTA, por outro lado, jamais procurou a FAS para tentar confrontar seus dados verdadeiros, fato que gerou toda esta celeuma.

O Programa Bolsa Floresta beneficia 6.816 famílias (dado de março de 2010) que vivem em 14 Unidades de Conservação estaduais do Amazonas. Além do pagamento direto aos ribeirinhos, o Programa é composto por três outros componentes: Bolsa Floresta Renda – geração de renda baseada em atividades sustentáveis; Bolsa Floresta Social – apoio à organização social; e Bolsa Floresta Associação – melhoria dos indicadores sociais.

A FAS é uma instituição privada, sem fins lucrativos, e destina 78% dos seus recursos orçamentários para atividades fins, ou seja, em benefício direto para a população ribeirinha. Apenas 22% do orçamento são aplicados para manter a estrutura da Instituição.  

Toda a gestão da contabilidade da FAS é feita pela Deloitte Touche Tohmatsu e auditadas externamente pela PricewaterhouseCoopers. As duas empresas possuem elevada reputação e atendem as mais importantes empresas do Brasil e do mundo.

As contas e os relatórios da Fundação são aprovados pelos Conselhos Fiscal e de Administração da FAS e submetidos ao controle e fiscalização do Ministério Público Estadual (MPE).

Os pagamentos da FAS são feitos sem atraso, mensalmente, como comprovam os documentos que foram apresentados à reportagem, mas que foram ignorados pela reportagem.

As informações relativas à prestação de contas da FAS constam no Relatório de Gestão 2009, que está disponível aos interessados na sede da Fundação e no site fas-amazonia.org. A lista dos beneficiários do Programa Bolsa Floresta também está disponível no site.

A FAS gostaria de deixar claro aos seus colaboradores e parceiros que todos os recursos estão sendo aplicados de forma ética, eficaz e transparente. Repudiamos o denuncismo vazio, típico de momentos eleitorais.