FAS sedia consulta pública do FSC® Brasil sobre futuro do manejo florestal - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS sedia consulta pública do FSC® Brasil sobre futuro do manejo florestal

FAS sedia consulta pública do FSC® Brasil sobre futuro do manejo florestal
junho 30, 2016 FAS

FAS sedia consulta pública do FSC® Brasil sobre futuro do manejo florestal

30/06/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) sediará, de 9h às 18h do próximo dia 8 de julho, a reunião de Consulta PUblica do Novo Padrão de Florestas Nativas, realizada pelo FSC Brasil em Manaus. Na ocasião, a sociedade estará convidada a participar da construção dos novos padrões nacionais, que definirão o futuro do manejo florestal no Brasil. A consulta está aberta até 15 de julho e outras reuniões presenciais estão sendo  realizadas em diferentes capitais brasileiras.
A primeira versão dos documentos, tanto de florestas nativas como de plantações, está disponível para consulta pUblica por 60 dias no site do FSC® Brasil. O objetivo é que pessoas físicas, entidades sociais, ambientais e econômicas, se envolvam na discussão dos novos padrões nacionais, que serão usados para avaliar o manejo florestal no país. Membros do FSC Brasil, comunidades, pequenos produtores, universitários, organizações pUblico-privadas e qualquer pessoa ou instituição interessada no tema podem participar da consulta.
“A mobilização da sociedade brasileira é fundamental para o futuro do manejo florestal responsável. Buscamos uma ampla participação e maior engajamento de organizações sociais e ambientais na discussão e construção dos novos padrões nacionais, que conciliam salvaguardas ambientais, benefícios sociais e a viabilidade econômica no Brasil”, disse Aline Tristão, Diretora Executiva do FSC Brasil.
Entre as principais novidades trazidas nessa primeira versão estão medidas anticorrupção, equidade de gênero, ampliação de direitos sociais, manejo adaptativo, e valores ambientais e paisagem.
A consulta já pode ser respondida. Para acessar ao questionário de Plantações Florestais, clique aqui e para Florestas Nativas, clique aqui. Você também pode responder o formulário de consulta pUblica de cada padrão (Plantações e Nativas), que estão disponíveis junto aos demais documentos aqui.
O FSC Brasil está realizando reuniões presenciais no intuito de engajar pessoas e organizações no manejo florestal responsável, dar oportunidade para que as partes interessadas e afetadas conheçam a primeira versão dos documentos, opinem e contribuam para uma discussão aprofundada sobre temas relevantes para o sistema FSC. Além do encontro em Manaus, no dia 08 de julho, estão sendo realizados os seguintes:
Reuniões Plantações
â?¢ São Paulo (SP): 31 de maio
â?¢ Belo Horizonte (MG): 02 de junho
â?¢ Curitiba (PR): 07 de junho
â?¢ Campo Grande (MS): 09 de junho
â?¢ Teixeira de Freitas (BA): 29 de junho
â?¢ Porto Alegre (RS): 13 de julho
Reuniões Nativas
â?¢ Santarém (PA): 15 de junho
â?¢ Belém (PA): 04 de julho
â?¢ Manaus (AM): 08 de julho
Para assegurar sua participação, basta confirmar presença pelo email [email protected] ou telefone (11) 3884-4482. Mais informações serão divulgadas no site do FSC Brasil.
Os feedbacks recebidos durante a consulta pUblica online e reuniões presenciais serão registrados, avaliados e incorporados na segunda versão dos novos padrões nacionais. Para acessar os documentos e participar da consulta pUblica, entre aqui. Mais detalhes sobre todo o processo de revisão e construção dos novos padrões nacionais, clique aqui.
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) fica localizada na Avenida Ãlvaro Braga, 351, Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. O encontro será realizado no Auditório D. Lidia Parisotto, no prédio da instituição.