Feira da FAS realiza edição especial na ‘Glocal Experience Amazônia’ - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Feira da FAS realiza edição especial na ‘Glocal Experience Amazônia’

Feira da FAS realiza edição especial na ‘Glocal Experience Amazônia’
agosto 22, 2023 FAS

Feira da FAS realiza edição especial na ‘Glocal Experience Amazônia’

22/08/2023
Expositoras durante evento da Feira da FAS, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A Feira da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Feira da FAS, terá uma edição especial na programação da ‘Glocal Experience Amazônia’, evento inédito e de impacto sobre sustentabilidade que acontecerá de 26 a 28 de agosto, no Centro Histórico de Manaus. 

A Feira da FAS será realizada no Largo de São Sebastião, que fica localizado na Rua Costa Azevedo, bairro Centro – Zona Sul, das 16h às 22h. Ao todo, 30 expositores apresentarão seus produtos e serviços da economia criativa e verde, como peças de artesanato, roupas, receitas gastronômicas, produtos indígenas, colecionáveis e muito mais. 

A coordenadora da Feira da FAS, Cristine Rescarolli, enfatiza a importância de movimentar o projeto em eventos de impacto, como a ‘Glocal Experience Amazônia’. 

“A ‘Feira da FAS’ tem muito a ensinar para quem deseja, de fato, conhecer a Amazônia. Pois quando falamos de ‘Amazônia’, estamos nos referindo a um conceito plural, rico e que tem uma relevância única para suas populações, incluindo os povos tradicionais e os produtos de sua cultura.”, destaca Cristine. 

Além de promover a feira, a FAS também atuará em várias palestras do Glocal Experience Amazônia. O evento fará a ocupação do centro histórico de Manaus, com encontros, diálogos, oficinas e workshops, arte e cultura para pensar a Amazônia a partir de uma perspectiva local e global. 

Entre os colaboradores da FAS que participarão do evento, a Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, Valcléia Solidade, e o Superintendente de Inovação & Desenvolvimento Institucional, Victor Salviati, estarão no painel “Prosperidade para Comunidades e Aldeias da Amazônia Profunda”, no dia 26 de agosto, das 15h às 16h, no Palácio da Justiça, com entrada gratuita. Além deles, também participarão desse painel, os beneficiários de projetos da FAS, Roberto Garrido, proprietário da Pousada do Garrido na Comunidade Tumbira, e a liderança feminina Neurilene Cruz. 

Ainda no dia 26, a gerente do Programa de Desenvolvimento Institucional da FAS, Valéria Lapa, participa do painel “EscutAmazônia: Ciência e Conhecimento”, no qual irá colaborar com sua experiência na conquista e fidelização de parceiros em projetos sustentáveis da Amazônia. 

No dia 27 de agosto, das 14h30 às 15h30, haverá a facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica, que é secretariado pela FAS, Marysol Goes, no painel “Como a Floresta Viva Impulsiona para a Sociobiodiversidade”, no salão do hotel Juma Ópera. 

 

Glocal Experience Amazônia 

Iniciada em 2022 no Rio de Janeiro, a ‘Glocal Experience’ é um encontro de sustentabilidade que traz ao debate público a Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Pela primeira vez em Manaus, a ‘Glocal Experience Amazônia’ acontecerá no Largo São Sebastião, Teatro Amazonas, hotel Juma Ópera e Palácio da Justiça. O encontro reunirá lideranças globais e locais, intelectuais, empreendedores e organizações na busca de soluções sustentáveis para a região. 

O palco externo do evento, situado no Largo São Sebastião, receberá os shows gratuitos de artistas como Luedji Luna e Happy Amazônia no sábado, dia 26; e Maria Gadú e Luneta Mágica no domingo, dia 27. Os shows deste palco começam sempre a partir das 19h. Duas atividades acontecem na parte interna do Teatro Amazonas: no domingo, dia 27, será apresentado o espetáculo “Encontro das Águas” às 18h. Já na segunda, dia 28, haverá, às 19h, as apresentações da Orquestra Amazonas Filarmônica, seguida dos Bois Caprichoso e Garantido. 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de imagem: Larissa Silva