Festival ‘agita’ comunidade Punã, na RDS Mamirauá, com ações de educação, cultura e esporte - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Festival ‘agita’ comunidade Punã, na RDS Mamirauá, com ações de educação, cultura e esporte

Festival ‘agita’ comunidade Punã, na RDS Mamirauá, com ações de educação, cultura e esporte
novembro 18, 2019 FAS

Festival ‘agita’ comunidade Punã, na RDS Mamirauá, com ações de educação, cultura e esporte

18/11/2019

 De 11 a 16 de novembro, a comunidade Punã, em Uarini, foi tomada por palestras, atividades de conscientização e reuniões públicas. O evento é realizado por meio do Projeto Amazonas Sustentável (PAS), com apoio da Petrobras

Muita animação, troca de conhecimento e manifestações culturais tomaram conta da comunidade Punã, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no município de Uarini, a 565 quilômetros de Manaus, durante o festival Agita Punã, de 11 a 16 de novembro. Realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Petrobras, o evento é parte integrante do Projeto Amazonas Sustentável (PAS).

Por meio de palestras e atividades de conscientização, os jovens refletiram sobre saúde, educação, segurança e esportes, relacionando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os moradores expuseram as principais reivindicações da comunidade e buscaram encontrar soluções para problemas como falta de posto de saúde, saneamento básico, abastecimento de água, a necessidade de construção de um ginásio esportivo e mais segurança.

Durante o festival, professores de escolas locais realizaram a 2º Oficina da Biodiversidade, que resultou na definição das metodologias das atividades extracurriculares e inclusão do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal São Luiz de Gonzaga.

A preservação da fauna amazônica e o combate à extinção de animais como quelônios também foram abordados com jogos ambientais no Espaço Curupira, conduzido pelos próprios adolescentes da comunidade. Biodiversidade, agricultura e monitoramento do desmatamento na região também foram debatidos.

Atividades esportivas como torneio de futebol e a Noite Cultural com apresentações de dança, música e teatro também animaram o público, além da venda de comidas típicas, artesanato e produtos florestais como farinha, tucupi e tapioca.

Com a participação da Secretaria de Assistência Social de Uarini e da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, os participantes ainda buscaram encontrar soluções para incentivar o turismo local e a ampliação do acesso dos moradores ao ensino superior.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários que tem por missão fazer a floresta valer mais em pé do que derrubada, promovendo ações de desenvolvimento sustentável e de melhoria de qualidade de vida dos povos que vivem nas florestas.

Por meio de programas e projetos, a FAS impacta a vida de cerca de 40 mil pessoas em 16 Unidades de Conservação do Estado, em cooperação estratégica com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e apoio do Fundo Amazônia/BNDES, Samsung, Bradesco e Coca-Cola.