Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda-feira com debates sobre clima, meio ambiente e Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda-feira com debates sobre clima, meio ambiente e Amazônia

Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda-feira com debates sobre clima, meio ambiente e Amazônia
novembro 29, 2021 FAS

Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda-feira com debates sobre clima, meio ambiente e Amazônia

Evento tem como objetivo trazer para o ambiente virtual os assuntos fomentados durante as ações da Virada Sustentável Manaus, com a participação de especialistas que atuam na área.

29/11/2021
Desenhos representando o meio ambiente sendo expostos durante atividade da Virada Sustentável Manaus, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

O Fórum da Virada Sustentável Manaus 2021 será realizado nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, até a próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, com  um amplo debate, apresentações e rodas de conversa sobre assuntos atuais para o contexto amazônico. O evento é gratuito, não precisa de inscrição e vai ser realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com apoio da Coca-Cola Brasil e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC/AM). Os painéis, realizados no formato híbrido, serão transmitidos também pelos canais da FAS e da Virada Sustentável no YouTube.

O Fórum acontece no dia seguinte ao encerramento das atividades presenciais da Virada Sustentável Manaus e tem o objetivo de trazer para o ambiente virtual os assuntos fomentados durante as ações do fim de semana, com a participação de especialistas que atuam na área. Neste ano, o fórum terá um formato híbrido, com participações presenciais e pela internet, além de conteúdos distribuídos de maneira online para o público.

Para uma das organizadoras do evento, a coordenadora da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas Jovem Amazônia (SDSN Jovem Amazônia), Gabrielly Lima, o fórum contempla diferentes temas complementares para discutir melhorias na realidade do cenário ambiental e climático na região da Amazônia. “Acabamos de passar pela COP26 e vimos a importância de focar nesses temas para que possamos ter mudanças reais. Serão cinco dias de conversas importantes e que, com certeza, irão contribuir muito para nossos objetivos”, ressalta.

Painéis

A programação do evento tem um painel por dia, sempre no período da tarde, totalizando cinco painéis durante a semana. A abertura do evento, na segunda-feira, será às 16h30, enquanto na terça-feira o painel acontece às 17h30 e, na quarta-feira, às 15h. O penúltimo dia, quinta-feira, terá o painel às 16h e na sexta-feira, no encerramento do fórum, o debate tem início às 17h30.

A conversa do primeiro dia será sobre a Conferência das Partes (COP26), no painel “Urgência climática e Amazônia – Perspectivas Pós-COP26”, onde será apresentado um balanço sobre a conferência e sua relação com a Amazônia. Na terça-feira (30), o tema central será o clima, com um debate sobre “Economia de baixo carbono e estratégias de desenvolvimento para a Amazônia”, na busca por soluções para uma economia forte e verde com a redução da emissão de gases de efeito estufa, respeitando a floresta em pé.

O painel do dia 1º de dezembro traz uma ampla discussão sobre a água, com o tema “Pagamentos por Serviços Ambientais Hídricos no Estado do Amazonas”, apresentando projetos e programas que trabalham em prol da boa gestão dos recursos hídricos na região. Na quinta-feira, dia 2, a conversa terá como tema a “Relação indústria e sociedade rumo à economia circular”, propondo um diálogo sobre os diferentes atores da indústria da reciclagem com foco em reduzir a geração de resíduos descartados.

No último dia da edição de 2021 do Fórum da Virada Sustentável, o assunto será diversidade, com o painel “Justiça social para mitigação da crise climática”, que busca promover uma conversa com lideranças de causas sociais sobre as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, que representam a parcela da população mais afetada pelas mudanças do clima.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil, fundada em 2008, com sede em Manaus (AM). Atua com a missão de contribuir para a conservação ambiental da Amazônia através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associada à implementação e disseminação do conhecimento sobre desenvolvimento sustentável.