Fundação Amazonas Sustentável discute soluções aos problemas da Amazônia com Hamilton Mourão - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Fundação Amazonas Sustentável discute soluções aos problemas da Amazônia com Hamilton Mourão

Fundação Amazonas Sustentável discute soluções aos problemas da Amazônia com Hamilton Mourão
julho 29, 2020 FAS

Fundação Amazonas Sustentável discute soluções aos problemas da Amazônia com Hamilton Mourão

29/07/2020

Reunião, sugerida pelo deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), abordou a retomada do Fundo Amazônia, soluções para o enfrentamento ao coronavírus e o fortalecimento da Zona Franca de Manaus

O superintende geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana, reuniu-se hoje, dia 28, com o vice-presidente Hamilton Mourão para discutir soluções aos problemas da Amazônia e pedir apoio do governo federal nas ações desenvolvidas pela entidade. O deputado federal, Marcelo Ramos, e o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati, também participaram do encontro.

Na reunião, a comitiva fez proposições em relação ao Fundo Amazônia. “É muito importante destravar e fortalecer os projetos apoiados pelo Fundo Amazônia, que incluem órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, academia e organizações da sociedade civil. É necessário desenvolver novos projetos estruturantes de combate aos crimes relacionados, direta ou indiretamente, ao desmatamento e queimadas”, afirmou Virgilio Viana.

A Aliança Covid-Amazonas também foi apresentada ao vice-presidente como uma importante estratégia de enfrentamento ao coronavírus no Amazonas. A Aliança reúne 89 instituições que apoiaram financeiramente e com materiais mais de mil comunidades e aldeias em regiões remotas do Amazonas.

A comitiva apresentou uma carta ao vice-presidente que, entre outros assuntos, solicita uma reunião com as organizações da sociedade civil ambientalistas da Amazônia, fazer um debate com o estudo que a FAS preparou sobre Reforma Tributária, sustentabilidade e Zona Franca de Manaus, realizar uma audiência com o Conselho da Amazônia e apoiar o movimento de concepção do projeto “SUS na Floresta”, por meio da Aliança Covid-Amazonas.

“Existe um grande número de organizações do terceiro setor com profundo conhecimento teórico e prático sobre as alternativas mais eficazes e eficientes para vencer esse desafio. Temos forte convicção de que a grande maioria das instituições da sociedade civil comunga da visão de que o desmatamento e as queimadas ilegais são contra o interesse nacional”, argumentou Viana em carta entregue à autoridade.

Outro ponto abordado foi a Zona Franca de Manaus como um instrumento essencial para o combate ao desmatamento e para a descentralização do desenvolvimento econômico.

Confira aqui a íntegra da carta entregue ao vice-presidente.

Foto: Bruno Batista