Fundação Amazonas Sustentável realiza VII Encontro de líderes comunitários - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Fundação Amazonas Sustentável realiza VII Encontro de líderes comunitários

Fundação Amazonas Sustentável realiza VII Encontro de líderes comunitários
maio 14, 2012 FAS

Fundação Amazonas Sustentável realiza VII Encontro de líderes comunitários

14/05/2012

O VII Encontro de Lideranças Representantes de Associações das Unidades de Conservação do Programa Bolsa Floresta, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) encerrou suas atividades na quinta-feira, dia 10 de maio, reforçando sua importância como um espaço de troca de experiências para aprimorar a gestão do Programa Bolsa Floresta em parceria com as associações.

Durante os quatro dias, foram avaliados os avanços do Programa e debatidas as melhorias necessárias com o objetivo de aperfeiçoamento contínuo do programa, de forma a que ele possa refletir os anseios dos beneficiários.

“O encontro tem quatro objetivos principais: possibilitar o diálogo direto para o aprimoramento constante do Bolsa Floresta; ser uma oportunidade de formação continuada das lideranças; permitir o contato direto dos lideres com gestores pUblicos e tomadores de decisão de primeiro escalão, que seria muito difícil em outras circunstâncias; e finalmente empoderar as lideranças para a interlocução com outras instuições, incluindo a formulação de projetos”, explica Virgilio Viana, superintendente geral da FAS.

Realizado em parceria com o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), o encontro aconteceu no Centro de Treinamento Laura Vicuna, situado à Avenida André AraUjo, 2230, bairro Aleixo, e teve duração de quatro dias.

“Ã? uma grande oportunidade estar frente à frente de autoridades expondo nossa situação e nossos problemas. E aqui aprendemos, sobretudo, que não basta só falar, temos que agir”, avalia Ludernilce Marinho, Conselheira Fiscal da Associação da RESEX Catuá-Ipixuna.

 
Ludenilce Marinho, da Resex Catuá-Ipixuna (FAS)
 

Segundo Valcleia Solidade, coordenadora geral do Bolsa Floresta, é evidente que as lideranças estão mais preparadas a cada encontro, mais capacitadas para reivindicar melhorias e avaliar as ações do programa.

“O destaque deste ano foi a programação muito vasta e com conteUdo rico. Os líderes apreciaram muito a presença do TCE, cujo conselheiro explicou o papel do Tribunal no controle das contas pUblicas, e as mesas sobre geração de renda”, observou.

Implementado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o PBF é hoje o maior programa de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) do mundo em extensão, cobrindo uma área equivalente a Portugal. O programa atinge mais de 35 mil pessoas de 569 comunidades em diversas regiões do Amazonas, desde comunidades próximas a capital Manaus, até aquelas localizadas na Amazônia profunda.