Fundação Amazônia Sustentável ilumina capitais em homenagem ao Dia da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Fundação Amazônia Sustentável ilumina capitais em homenagem ao Dia da Amazônia

Fundação Amazônia Sustentável ilumina capitais em homenagem ao Dia da Amazônia
setembro 4, 2021 FAS

Fundação Amazônia Sustentável ilumina capitais em homenagem ao Dia da Amazônia

04/09/2021
Divulgação da campanha 'Eu cuido da Amazônia' na Praça de São Sebastião, em Manaus.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizará duas ações especiais neste domingo, dia 5, em homenagem ao Dia da Amazônia. Pelas redes sociais, a instituição está mobilizando as pessoas para participarem do “tuitaço”, uma ação no Twitter, com a #EuCuidoDaAmazônia, e nas ruas serão feitas projeções com iluminação em prédios estratégicos, a partir das 20h, nas cidades de Manaus, Belém, São Luís, Rio de Janeiro, São Paulo em Porto (Portugal).

As projeções serão feitas com imagens de pessoas que protegem a floresta amazônica, em agradecimento às comunidades que mantêm a floresta em pé. A ação também faz parte da campanha “Eu cuido da Amazônia”, realizada pela FAS. Em Manaus, a projeção acontecerá em um prédio localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a rua José Clemente, no Centro.

As pessoas homenageadas nas projeções são moradores das Unidades de Conservação (UCs), onde a geração de emprego e renda é focada nas cadeias de produção da bioeconomia. Aproximadamente 40 mil pessoas vivem nas 16 Unidades de Conservação (UCs), onde a FAS atua, em comunidades que produzem renda de forma sustentável. Só em 2019, foram produzidas mais de 26 mil toneladas de produtos nestas localidades, como açaí, farinha, óleos vegetais, castanhas, pescado, entre outros. 

Campanha “Eu cuido da Amazônia”

As projeções fazem parte da campanha “Eu cuido da Amazônia”, iniciativa da FAS para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância das comunidades tradicionais para a conservação da floresta em pé e convidar as pessoas a fazerem parte dessa rede de proteção da floresta.

As UCs são uma barreira contra o desmatamento, são produtivas e contribuem diretamente para a manutenção do equilíbrio climático. O estado do Amazonas possui  mais de 70 milhões de hectares de áreas protegidas, que além de conservar o bioma, também geram emprego e renda. 

“As UCs são áreas extremamente importantes para o futuro da Amazônia. São locais onde existe a oportunidade de produzir de forma sustentável o açaí, o pirarucu, por exemplo. São nessas áreas que temos a oportunidade de reparar uma injustiça climática, ou seja, os que melhor conservam a floresta, hoje estão sofrendo com os impactos das mudanças climáticas globais. Então, temos uma oportunidade de criar mais unidades de conservação e de cuidar bem das que já existem”, destaca Virgilio Viana, superintendente geral da FAS.  

As pessoas podem se engajar e participar acessando o hotsite da campanha www.eucuidodaamazonia.com.br, que vai coletar assinaturas em apoio às Unidades de Conservação na Amazônia. 

Sobre a Fundação Amazônia Sustentável

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil fundada em 2008, com a missão de contribuir para a conservação ambiental da Amazônia, através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade, aumentando a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associando a implementação e disseminação de conhecimento sobre desenvolvimento sustentável. Com base em Manaus, a FAS coordena projetos ambientais, sociais e econômicos focados na conservação da floresta amazônica. É uma organização sem fins lucrativos, sem ligações político-partidárias, de utilidade pública e assistência social.