HUB de Economia Verde é apresentado em fórum que trata sobre bioeconomia da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

HUB de Economia Verde é apresentado em fórum que trata sobre bioeconomia da Amazônia

HUB de Economia Verde é apresentado em fórum que trata sobre bioeconomia da Amazônia
junho 24, 2021 FAS

HUB de Economia Verde é apresentado em fórum que trata sobre bioeconomia da Amazônia

24/06/2021
Ilustrações de itens da Amazônia.

Nesta quinta-feira (24), às 11h (horário de Brasília), o Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia, coalizão entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Green Economy Coalition, participará do Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM), evento que busca tratar sobre projetos que impulsionem a bioeconomia na região. O Hub será apresentado por Marysol Goes, facilitadora da iniciativa na Amazônia.

O painel que Marysol participará é o “Redes de Fomento ao Ecossistema de Inovação em Bioeconomia”, que tem como objetivo apresentar e unir diversas iniciativas que fomentam a bioeconomia amazônica. O Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia é um desses projetos. Com início oficial das atividades em setembro de 2020, o hub atua para acelerar a transição para uma economia regenerativa, verde e inclusiva trabalhando em três escalas: global, em conjunto com a Green Economy Coalition; local com o apoio da FAS; e regional, com a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN Amazônia).

Para atingir seu objetivo, o hub tem uma estratégia sistêmica e integrada em quatro linhas de ação com foco em endereçar os principais gargalos para a dinamização da bioeconomia na Amazônia, sendo eles: geração de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades através do desenvolvimento de estudos pioneiros e cursos, articulação intersetorial com a presença em fóruns nacionais e internacionais e coordenação de grupo de trabalho sobre o tema e, por fim, fomento de instrumentos de políticas públicas verdes e mecanismos financeiros inovadores, que entendam e atendam às necessidades da região.

De acordo com Marysol, “uma nova economia para a  Amazônia é possível”, mas seu pleno desenvolvimento passa pelo fortalecimento e reconhecimento de um ecossistema de inovação e empreendedorismo local. “É preciso construir uma narrativa que reconheça e valorize soluções para a Amazônia que já existem na própria Amazônia. É importante somarmos visões e perspectivas, mas entender que não tem como trazer uma solução da Avenida Paulista para o chão da floresta e entender isso como uma mudança de chave”, afirma.

Marysol explica que a essência do hub e da FAS é trabalhar com a noção de “bioeconomia inclusiva”, ou seja, geração de alternativas econômicas que partam do coração da floresta amazônica e sejam centradas nas pessoas e na conservação do capital natural com foco em pequenos empreendedores de comunidades ribeirinhas e indígenas e a participação no F2iBAM é uma oportunidade de realizar um intercâmbio de experiências com outras iniciativas que trabalham com outras frentes da bioeconomia, promovendo uma sinergia entre elas, para atingir um mesmo objetivo.

Sobre o F2iBAM

O Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM) é um evento inédito no país, gratuito, totalmente digital, que está reunindo mais de 80 profissionais de renome nacional e internacional, com vários debates em 16 painéis. Acontecerá até a próxima sexta-feira, dia 25, com transmissão através do canal da Revista Página 22 no youtube.