Inovações tornam cadeia produtiva da farinha mais sustentável na Resex Rio Gregório - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Inovações tornam cadeia produtiva da farinha mais sustentável na Resex Rio Gregório

Inovações tornam cadeia produtiva da farinha mais sustentável na Resex Rio Gregório
agosto 20, 2016 FAS

Inovações tornam cadeia produtiva da farinha mais sustentável na Resex Rio Gregório

20/08/2016

Moradores da Reserva Extrativista (Resex) Rio Gregório (a cerca de 1 mil km de Manaus), participaram em julho de oficina participativa para definição de investimentos  do Programa Bolsa Floresta (PBF). As oficinas fazem parte da segunda fase da iniciativa, implementada a partir de 2016 pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Fundo Amazônia/BNDES e Banco Bradesco.

A atividade foi realizada nos dias 16 e 17 de julho na comunidade Lago Grande, reunindo 104 moradores, de 17 comunidades e localidades da reserva. Na ocasião, os ribeirinhos puderam avaliar os Ultimos investimentos da iniciativa, realizados entre 2010 e 2014. A partir desse debate, os comunitários optaram por direcionar recursos para a estruturação da produção e escoamento da produção de farinha.
O Bolsa Floresta deve investir na infraestrutura nas áreas plantadas e das casas de farinha, além de estimular a participação dos produtores em cursos de boas práticas e intercâmbios com outras reservas, visando a melhoria da produção com a  incorporação de inovações no processo produtivo, tornando mais sustentável a sua prática. Além do mais, os comunitários decidiram adquirir um barco comunitário para escoamento da produção: o Rio Gregório é um dos mais isolados da calha do Juruá.
“A oficina foi um momento para avaliarmos a efetividade de projetos anteriores, o que deu certo e o que precisa melhorar”, explica o coordenador da Regional Juruá-Jutaí da FAS, Marcelo Castro.
Também foram discutidos os investimentos para o fortalecimento do associativismo comunitário na reserva, por meio do Programa de Empoderamento Comunitário do Bolsa Floresta. Os recursos serão direcionados para a regularização da personalidade jurídica da associação, estruturação do escritório em Eirunepé-AM e nas atividades de mobilização e cadastramento de novos sócios.