Inscrições para o 1º Prêmio FAS de Sustentabilidade estão abertas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Inscrições para o 1º Prêmio FAS de Sustentabilidade estão abertas

Inscrições para o 1º Prêmio FAS de Sustentabilidade estão abertas
julho 9, 2009 FAS

Inscrições para o 1º Prêmio FAS de Sustentabilidade estão abertas

09/07/2009

Por Monick Maciel

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) está com inscrições abertas para o “Prêmio FAS – Expo Ambiental de Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais”, que vai selecionar experiências de tecnologia voltadas para o meio ambiente. Os vencedores serão anunciados no último dia da II Exposição Ambiental da Amazônia, evento que acontece de 9 a 12 de setembro, em Manaus. As inscrições encerram-se dia 21 de agosto.

O Prêmio FAS – Expo Ambiental é o “1º Prêmio FAS de Sustentabilidade”. Ele será dividido em duas modalidades. A primeira vai premiar experiências em sistemas agro-florestais ou permacultura, implantados em comunidades ribeirinhas do Amazonas. Poderão se inscrever instituições ou profissionais do meio ambiente. E a melhor experiência receberá o prêmio de R$ 10 mil. O edital está aberto a todas as instituições públicas e privadas e indivíduos (produtores rurais, técnicos, etc.) residentes no Estado. A segunda modalidade premiará as experiências desenvolvidas em escolas de Ensino Fundamental no aproveitamento de resíduos sólidos, aproveitamento da água ou tratamento de esgoto. Neste caso, poderão participar escolas, públicas ou privadas, com sede no Estado do Amazonas e que tenham em sua estrutura educacional a formação no Ensino Fundamental. O prêmio será um notebook, data show e impressora.

Os vencedores do prêmio serão selecionados por uma Comissão Mista de julgamento, que será composta por oito integrantes, sendo duas pessoas indicadas pela FAS, duas indicadas pela II Expo Ambiental da Amazônia, duas indicadas pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc) e duas pessoas indicadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS).

A inscrição é gratuita e o formulário está disponível no site da FAS, em fas-amazonia.org. A proposta deverá ser enviada via correio à sede da Fundação, situada à Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro – CEP: 69.055-660, em Manaus. O edital completo está disponível no site da FAS, e no site da II Exposição Ambiental, em www.expoambientaldaamazonia.com.br.

De acordo com o edital, a proposta deverá ter: clareza, exatidão e integridade de cada uma das informações constantes; caráter ambiental, benefícios, abrangência de seu interesse, efeito multiplicador, participação da sociedade; comprovação dos resultados práticos (fotos, vídeos); elaboração de proposta para a multiplicação da experiência; detalhamento técnico; exposição dos investimentos feitos; e detalhamento do orçamento.

II Exposição Ambiental da Amazônia

O evento vai acontecer no período de 9 a 12 de setembro, no Studio 5 Festival Mall. O objetivo é difundir para toda sociedade amazônica as ações e os investimentos realizados pelas diversas instituições para a conservação dos recursos naturais e culturais, aliado ao desenvolvimento da região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Sobre a FAS A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada por meio de investimentos do Governo do Estado do Amazonas e do Bradesco, em dezembro de 2007. As ações de desenvolvimento sustentável em 14, das 35 Unidades de Conservação do Estado, já beneficiaram mais de seis mil famílias.