Intercâmbio de Saberes 2014 incentiva alunos a inovarem nos NCSs da FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Intercâmbio de Saberes 2014 incentiva alunos a inovarem nos NCSs da FAS

Intercâmbio de Saberes 2014 incentiva alunos a inovarem nos NCSs da FAS
junho 4, 2014 FAS

Intercâmbio de Saberes 2014 incentiva alunos a inovarem nos NCSs da FAS

04/06/2014

A busca pela inovação ribeirinha na floresta é o tema da edição 2014 do Intercâmbio de Saberes, o encontro anual dos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da FAS. Planejado para novembro deste ano, a iniciativa reUne alunos de seis Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas para trocarem experiências sobre educação e sustentabilidade no interior do Estado. Este ano, um dos critérios para seleção dos alunos participantes será a construção de um projeto coletivo que incentive atividades empreendedoras.  
A Fundação tem visitado os seis NCSs participantes da iniciativa, apresentando o regulamento da edição 2014 do evento. Participam do intercâmbio as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) do Juma, Uatumã, Rio Negro e Mamirauá, além da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, que hoje é reconhecida com RDS Poranga Conquista.
Além da assiduidade nas aulas e das notas  escolares obtidas, os alunos também receberam o desafio de elaborar um projeto que facilite atividades empreendedoras locais, descobrindo e valorizando os recursos naturais que tem ao seu redor, como cacau, açaí, castanha etc.
“A ideia é despertar no jovem da floresta  o aproveitamento da sabedoria dos ribeirinhos para facilitar essas atividades: seja o desenvolvimento de uma prensa para amassar os frutos, sejam soluções para o armazenamento de castanha, ou até mesmo, uma engenhoca que facilite a secagem do cacau”, explica Venina Savedra, supervisora pedagógica da FAS.
Outra novidade deste ano é a integração do Intercâmbio de Saberes com o Encontro de Lideranças do Bolsa Floresta, que acontece a cada semestre. Alunos das comunidades ribeirinhas encontrarão líderes de diferentes reservas em Manaus, promovendo a troca de experiências entre os alunos e os comunitários atuantes.
“Será um momento muito especial, pois os futuros líderes poderão dialogar com os atuais, entendendo o desafio e a responsabilidade de proteger uma unidade de conservação”, finaliza Venina.

NUcleos de Conservação e Sustentabilidade

Os NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) são espaços para a promoção de  uma educação  voltada para a sustentabilidade dentro das reservas atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). As estruturas contam com salas de aula, alojamento para alunos e professores, laboratórios de informática e bibliotecas no meio da floresta. Saiba mais!