Jacques Marcovitch publica livro sobre a gestão da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Jacques Marcovitch publica livro sobre a gestão da Amazônia

Jacques Marcovitch publica livro sobre a gestão da Amazônia
março 14, 2011 FAS

Jacques Marcovitch publica livro sobre a gestão da Amazônia

14/03/2011

O livro A Gestão da Amazônia – Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas, de Jacques Marcovitch*, será lançado em Manaus (AM) e São Paulo (SP), hoje (14) e 16 de março, respectivamente. Abrangente, a obra discute as questões mais importantes ligadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica, sem deixar de lado problemas agudos como a questão fundiária, o desmatamento predatório, as “cidades inchadas pela migração rural, ressentindo-se da falta de equipamento e serviços” e suas “populações empobrecidas, instáveis, buscando empregos que não aparecem”.

Jacques Marcovitch

Professor lança livro hoje em Manaus e dia 16/03 em São Paulo (foto Divulgação) 

Apesar desse quadro, a visão de Marcovitch é otimista. A Amazônia surge no texto como um espaço de oportunidades, um “livro aberto”. “Nele estão colaborando cientistas, governantes, indígenas, empresários, observadores de todas as áreas e cidadãos permanentemente voltados para repensar o destino da mais estudada região do mundo”.

O sentido geral da obra é dado logo no início por uma citação de Samuel Benchimol, empreendedor pioneiro da região: “O mundo amazônico não poderá ficar isolado ou alheio ao desenvolvimento brasileiro e internacional, porém ele terá que se austossustentar em quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: isto é, ele deve ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.”

Lançamento em Manaus

Em Manaus, antes da cerimônia de abertura do seminário, o autor fará uma coletiva de imprensa às 15h para falar sobre livro. O evento promoverá debates sobre ações empresariais, políticas públicas e estudos relacionados à Amazônia brasileira.

Pesquisadores do próprio instituto e membros de instituições parceiras participarão do encontro e abordarão aspectos relevantes sobre o tema junto aos participantes sobre as propostas e estratégias da iniciativa privada rumo ao desenvolvimento sustentável na região. O lançamento do livro será no final do seminário.

Além do autor do livro, estará entre os palestrantes o diretor do Inpa, Adalberto Val; os pesquisadores do Instituto Philip Fearnside e Charles Clement; o superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana; e o diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi.

Lançamento do livro

Dia 14/3, às 15h30, Auditório de Ciência do INPA, av. André Araújo, 2936, Bairro Aleixo, Manaus (AM). Informações: (92) 3643-3096

Dia 16/3, às 11h30, Sala da Congregação da FEAUSP, av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP). Informações: mailto: [email protected]

 

*Professor da Universidade de São Paulo (USP) dedica-se ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental . Desde 2002, tem pesquisado as políticas de implantação da Convenção do Clima/Protocolo de Kyoto com ênfase na redução dos gases de efeito estufa na atmosfera. Master of Management pela Vanderbilt University (EUA) Doutor em Administração pela FEA/USP e pós-doutorado no International Management Institute (Suíça). Foi Reitor da USP de 1997 a 2001, Diretor do Instituto de Estudos Avançados e da FEA/USP, Presidente das Empresas de Energia do Estado de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente, alem das atividades acadêmicas é Senior Adviser do World Economic Fórum, membro do Conselho Administrativo do Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra, coordenador do Estudo Economia do Clima no Brasil e membro do Terrestrial Carbon Group. Recebeu vários reconhecimentos entre eles o l´Ordre Nationale de la Legion D´Honneur (França), o Prêmio Jabuti, a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco e a Grã Cruz da Órdem Nacional do Mérito Científico. É membro do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).