Jirau da Amazônia registra marca junto ao INPI - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Jirau da Amazônia registra marca junto ao INPI

Jirau da Amazônia registra marca junto ao INPI
julho 16, 2020 FAS

Jirau da Amazônia registra marca junto ao INPI

16/07/2020

Registro garante proteção comercial e jurídica da marca contra a pirataria e uso indevido por parte de terceiros

      O Jirau da Amazônia, projeto lançado em junho de 2019 que por meio de seus produtos leva histórias incríveis de artesãos da floresta para todo Brasil, passou a ter o registro de sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A marca Jirau da Amazônia é mais um “case” de sucesso dos projetos de  Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com  B2W Digital, empresa detentora da Americanas.com.

    O registro é resultado do trabalho de construção de credibilidade, reputação e posicionamento da marca Jirau da Amazônia.  É uma conquista que vai assegurar o direito de utilização e exclusividade da marca para os 231 artesãos amazônidas, que vivem em 22 comunidades onde a FAS atua. Isso significa para os artesãos a garantia de proteção comercial e jurídica da marca contra a pirataria e uso indevido por parte de terceiros. 

    Para o coordenador de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da FAS, Wildney Mourão, os beneficiados com titularidade da marca são os artesãos ribeirinhos que terão mais crescimento do valor agregado em seus trabalhos e  irão estar protegidos contra possíveis plágios.

    “Hoje a marca Jirau da Amazônia consegue proteger e atender os 231 artesãos, empreendedores e produtores que trabalham nas cadeias que a FAS apoia. Todos eles também serão contemplados com tal conquista, a medida que formos lançar um produto no mercado com o selo Jirau da Amazônia. Isso fortalecerá e irá valorar as técnicas tradicionais e cultura que estão na identidade dos produtos amazônicos feitos por amazônidas”, explica Wildney. 

    Os próximos passos, após o registro no Inpi, incluem a construção do selo Jirau da Amazônia que possibilitará abranger mais produtos para serem apoiados pela marca e a franquia social. Isso vai permitirá replicar o projeto em outras comunidades ribeirinhas, atender mais artesãos que queiram integrar o Jirau da Amazônia e, assim, gerar renda por meio do artesanato da Amazônia.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não-governamental sem fins lucrativos que tem por missão promover ações de conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida de populações ribeirinhas e indígenas moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) no Amazonas.