Jornalista da Editora Abril realiza workshop com jovens repórteres da floresta na RDS do Juma - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Jornalista da Editora Abril realiza workshop com jovens repórteres da floresta na RDS do Juma

Jornalista da Editora Abril realiza workshop com jovens repórteres da floresta na RDS do Juma
agosto 14, 2015 FAS

Jornalista da Editora Abril realiza workshop com jovens repórteres da floresta na RDS do Juma

14/08/2015

Por Suelen AraUjo, do Programa de Educação e SaUde

Ã?s vésperas do encerramento do ano letivo, ocorrido no dia 08 de agosto, os  alunos do NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Abelha, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, tiveram a oportunidade de participar de  workshop ministrado pelo jornalista da Editora Abril, Pieter Zaelis. A oficina faz parte da programação do projeto Repórteres da Floresta, do Programa de Educação e SaUde (PES) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
Com a participação de 40 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o espaço de eventos da Escola Municipal Victor Civita foi adaptado para uma redação de TV,  com quatro editorias: Meio Ambiente, Comunidade, SaUde e Beleza, e Esporte. Os temas das pautas foram escolhidos pela relevância na reserva.
“Foi uma oficina diferenciada. Ele é um bom profissional e aprendemos muita coisa boa. Isso é bom para aprimorar nosso conhecimento”, ressaltou o aluno Glemerson Brasão, formando do ensino fundamental,  atuante como Repórter da Floresta e vencedor do Prêmio de Melhor Produção Textual 2015 da Escola Victor Civita.
Na ocasião, o jornalista Pieter explanou os métodos de produção de reportagens relatou como é trabalhar em um veículo de comunicação de massa nacional.
Após a divisão dos alunos por editorias, foi realizada produção de videorreportagens na comunidade Abelha.  Todo o material  produzido foi editado no formato de jornal  de televisão, que foi apresentado no encerramento do ano letivo para exibir aos presentes as atividades desenvolvidas pelo Projeto Repórteres da Floresta.
O jornalista disse ter ficado impressionado e feliz com o comprometimento dos alunos com o projeto. “Foi legal, conseguimos despertar interesse no assunto. Foi uma chance de explicar pra eles a experiência com a qual estou acostumado. Saio bem feliz, essa profissão é difícil, exige muito esforço, e ao mesmo tempo pode contribuir para melhorar e cobrar muito daqueles que poderiam estar ajudando eles”, destacou Zaelis.
Projeto Repórteres da Floresta
O Projeto Repórteres da Floresta teve início no III Intercâmbio de Saberes, evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) com atividades voltadas para jovens moradores de unidades de conservação do Amazonas, realizado em novembro de 2014, após a Samsung doar 40 câmeras para a ação. O objetivo é capacitar jovens repórteres, para que eles retratem a realidade ribeirinha através de diferentes meios de comunicação.