Jovens ribeirinhos se preparam para o Intercâmbio de Saberes 2017 - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Jovens ribeirinhos se preparam para o Intercâmbio de Saberes 2017

Jovens ribeirinhos se preparam para o Intercâmbio de Saberes 2017
agosto 3, 2017 FAS

Jovens ribeirinhos se preparam para o Intercâmbio de Saberes 2017

03/08/2017

Entre os dias 14 e 18 de agosto a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) realiza a 6ª edição do Intercâmbio de Saberes. Esse ano o evento traz a reflexão “A Amazônia que queremos para 2030 na visão de jovens ribeirinhos” com temas sobre saneamento, vida terrestre, esporte, água, educação e cultura.
O 6° Intercâmbio conta com o apoio da Samsung e do Bradesco e tem como objetivo formar lideranças jovens, incentivando o potencial transformador e impulsionando o ativismo e engajamento comunitário, além de ampliar as experiências entre a juventude, estimulando o autoconhecimento.
Para essa edição, foram escolhidos 34 alunos e seis professores das escolas de cinco Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (UCs) atendidos pelas FAS. Eles serão os representantes dos grupos que realizam ações nas comunidades em prol de soluções nas áreas que envolvem o meio ambiente, educação e saúde. Vale ressaltar que 4 alunos terão a missão de reportar o evento como repórteres da floresta, através de fotos, vídeos e matérias.
A jovem Neucilane Silva, da comunidade Três Unidos, conta que está muito feliz em representar seus amigos no Intercâmbio 2017.
“Nos anos anteriores as escolhas dos participantes foram feitas pelos professores, esse ano nós alunos recebemos a missão de decidir quem estará nessa edição. Será uma honra representar a escola Samsung Amazonas e estou ansiosa para conhecer os integrantes das demais comunidades”, comentou.
Já a professora Vera Garrido, da comunidade Tumbira, diz que a turma da Escola Estadual Thomas Eugene Lovejoy está levando uma boa bagagem de experiência para o Intercâmbio.
“Os alunos estão empolgados em buscar melhorias para as comunidades. Eles sempre se reúnem para realizar ações e já estamos preparando o produto que levaremos para Manaus, assim como estamos aguardando as novidades que traremos para o Tumbira”, completou Vera.
Programação
O encontro de jovens ribeirinhos vai contar com uma ampla agenda de atividades sobre seu papel no mundo. Os alunos terão que resolver juntos alguns desafios durante o evento. Entre os destinos programados para visita estão a Arena da Amazônia, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a sede do Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (Reusa), no bairro Redenção, o Largo São Sebastião, a Rede Amazônica, o Centro de Mídias da SEDUC, dentre outros.
Segundo Laura Candelária, organizadora do evento, os destinos foram escolhidos de acordo com a dinâmica do evento.
“A programação foi feita pelo Programa de Educação e Saúde da FAS em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental da SEDUC, afim de proporcionar aos estudantes selecionados uma experiência que amplie seus conhecimentos”, comenta.
“Esperamos que esses dias de evento facilitem a reflexão sobre qual o papel do jovem ribeirinho na Amazônia hoje e que futuro esses jovens esperam para a floresta, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o protagonismo juvenil. As atividades serão de temas multidisciplinares e utilizam metodologias que colocam o jovem como agente ativo e central”, concluiu.
Confira a lista dos participantes do Intercâmbio de Saberes 2017
NCS Agnello Bittencourt: Odenilze Ramos, Marcos Matos, Gabriela Oliveira, Krisiane Nascimento, Luana Melissa e Jackeline Mendonça.
NCS Assy Manana: Andrey Santos, Brenda Menezes, Gisele Santos, Railene Silva, Neucilane Silva e Michele Maciel.
NCS Punã: Thayme da Silva, Audriene, Loren Miguel, Pamella Frazão e Alessandro Rodrigues.
NCS Samuel Benchimol: Gabriel dos Santos, Ricardo Carvalho, Elias Capistrano, Dirlene Fonseca e Aristóclens Paes.
NCS Uatumã: Esmael da Silva, Everton Leite, Geisiel de Souza, Janildo Leite e Raquel Jesus.
NCS Victor Civita: Alailson Batista, Anailson Batista, Fabrício Campos, Samira Almeida, Verônica Ribeiro e Vitória do Prado.