Lideranças da calha do Solimões participam da implementação do Bolsa Floresta : FAS Amazônia
02/02/2010
Outros

Lideranças da calha do Solimões participam da implementação do Bolsa Floresta


Por Monick Maciel

A primeira viagem de campo da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) percorreu, neste ano, de 14 a 24 de janeiro, as unidades de conservação Mamirauá, Amanã e Catuá-Ipixuna, na calha do rio Solimões. A área abrange mais de 3,6 milhões de hectares, onde moram 2.449 famílias, em mais de 280 comunidades.

 Diversas atividades foram realizadas pela equipe da FAS na Regional Solimões, entre elas uma reunião com a Diretoria da Associação dos Moradores e Usuários da Reserva de Mamirauá (Amurmam); entrega de cartões Bolsa Floresta nas reservas Amanã (RDSA) e Mamirauá (RDSM); reunião de articulação com gestores para a construção do Núcleo de Sustentabilidade do Batalha, em Fonte Boa (RDSM); visita de acompanhamento do Núcleo de Sustentabilidade Punã, em Uarini (RDSM); reunião de lideranças na RDSA; entrega de investimento do Bolsa Floresta Associação e Social na reserva extrativista (Resex) Catuá-Ipixuna; entre outras.

Núcleo na Comunidade do Punã

Construção do Núcleo da Comunidade do Punã (Crédito: Rosival Dias)

 O coordenador regional do Bolsa Floresta da Regional Solimões, Rosival Dias, destaca que, nesta viagem de campo, parcerias entre a FAS e as prefeituras de Tefé e Fonte Boa foram fortalecidas, o que será relevante para a efetivação do programa Bolsa Floresta “Social” na Resex Catuá Ipixuna e na RDSM. A reunião de Fonte Boa foi realizada no dia 19, e ficou definido que o executivo municipal dará uma contrapartida para a obra do Núcleo do Batalha, que está sendo construído pela FAS naquela comunidade. Participaram desta reunião o prefeito Antônio Gomes Ferreira, o presidente da Câmara Municipal, Ronildo Bonete, e lideranças comunitárias.

Bajaras na RDSM

Bajaras entregues na RDS do Mamirauá (Crédito: Rosival Dias)

 Já no dia 21, as lideranças comunitárias e o gestor da Resex Catuá-Ipixuna, Jorge Luiz, que participavam da reunião da FAS solicitaram ao prefeito de Tefé, Sidônio Trindade, a construção de uma escola, na comunidade Bela Conquista. Com investimento do componente Social do Bolsa Floresta, a FAS participará da construção da referida escola, que terá três salas de aula, com internet e biblioteca.

Comunidade Punã

Moradores da Comunidade do Punã. (Crédito: Rosival Dias)

“Em Catuá-Ipixuna, onde foram entregues uma ambulancha (motor 60 Hp) e uma lancha para a Associação da Resex, contamos com a participação do secretário de Saúde de Coari, Miguel Ribeiro. A FAS sempre busca fortalecer as parcerias com os gestores municipais e lideranças comunitárias para implementar o Bolsa Floresta e seus quatro componentes”, afirmou Dias.

Conheça os quatro componentes do Bolsa Floresta.