Lideranças de unidades de conservação do AM se reúnem em Manaus para aprimorar Bolsa Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Lideranças de unidades de conservação do AM se reúnem em Manaus para aprimorar Bolsa Floresta

Lideranças de unidades de conservação do AM se reúnem em Manaus para aprimorar Bolsa Floresta
maio 9, 2016 FAS

Lideranças de unidades de conservação do AM se reúnem em Manaus para aprimorar Bolsa Floresta

09/05/2016

Mais de 60 lideranças participam, a partir desta segunda-feira (9), da 16ª edição do Encontro de Lideranças Representantes de Associações das Unidades de Conservação do Programa Bolsa Floresta. O evento é realizado na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus, e tem como objetivo avaliar e aprimorar a estratégia e metodologia de implementação do Bolsa Floresta, empoderando e qualificando os líderes.
O Encontro de Lideranças é uma oportunidade de promover integração institucional entre Fundação, parceiros e associações comunitárias das Unidades de Conservação (UC), além de debater de forma conjunta as políticas pUblicas federais, estaduais e municipais para a melhoria de qualidade de vida das reservas. A cada ano, duas edições do Encontro de Lideranças são realizadas, abordando diferentes temas relacionados às atividades de geração de renda, apoio a infraestrutura social e empoderamento comunitário. Nesta 16ª edição, um dos principais focos é capacitar lideranças em prestação de contas, indicadores e elaboração de projetos.
Participaram da abertura do evento o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Piva, a diretora presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, e o diretor de crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Paulo Vale.
Para o superintendente geral da FAS, o evento é essencial por definir os próximos passos das ações nas unidades de conservação. “Com o Encontro, todos os líderes têm oportunidade de falar sobre os desafios nas comunidade e dialogar com vários atores da sociedade, já que contamos com a presença de várias instituições que atuam junto às Unidades de Conservação. Isto é essencial para que a voz do ribeirinho, que é o protagonista no desenvolvimento sustentável, seja ouvida”, destacou Virgilio Viana.
O secretário-executivo da Sema ressaltou a importância das capacitações que aprimoram a gestão das associações comunitárias. “A FAS aprovou um novo projeto voltado às unidades de conservação com o Fundo Amazônia, e nós na secretaria sabemos a seriedade de instituições como esta. Por isso, consideramos a agenda deste Encontro de extrema importância para que vocês comunitários entendam o papel de vocês e apoiem o projeto”, disse.

Programação

No primeiro dia, o Encontro de Lideranças tem como pauta o empreendedorismo. As atividades promovem um levantamento dos princípios que unem os negócios que melhoram a qualidade de vida e promovem a conservação ambiental dentro das UC beneficiadas pelo Bolsa Floresta, além de identificar os passos mais importantes de apoio ao empreendedor ribeirinho. Convidados de diferentes instituições, como o Impact Hub Manaus, Global Canopy Programme (GCP), Sitawi e Broota, participam para trocar experiências com os ribeirinhos.
Na terça-feira (10), será debatida a importância das prestações de conta para a gestão das Associações; indicadores de gestão para as Associações; elaboração de projetos e a sustentabilidade das Associações; avanços e lições aprendidas no período 2010-2015 sobre o olhar das lideranças e da FAS; e o Projeto Fundo Amazônia.
O empoderamento comunitário é o foco do terceiro dia de evento. Durante a tarde, será realizado um Papo Sustentável, evento aberto ao pUblico, com o tema “Investimentos dos recursos de Pesquisa e Desenvolvimento para a diversificação da economia do Amazonas”. O debate contará com a presença do presidente do Conselho de Administração da FAS, Benjamin Sicsu, e do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa.
Com o apoio do Bradesco, o quarto dia terá capacitações em educação financeira. Já o Ultimo dia do evento, a sexta-feira (13), contará com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Belarmino Lins, e do secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares, para debater com os comunitários sobre os desafios para o aprimoramento de políticas pUblicas na educação e no desenvolvimento de comunidades ribeirinhas do Amazonas.
O evento conta com apoio da Sema, patrocínio do Bradesco, Fundo Amazônia/BNDES, Coca-Cola Brasil, e apoio do Fundo Newton, British Council e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).