Lula elogia Bolsa Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Lula elogia Bolsa Floresta

Lula elogia Bolsa Floresta
novembro 14, 2009 FAS

Lula elogia Bolsa Floresta

14/11/2009

Por Monick Maciel

O Programa Bolsa Floresta (PBF), que beneficia famílias que moram nas Unidades de Conservação (UC´s) do Estado do Amazonas, foi elogiado, na última quinta-feira (dia 11), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, durante balanço do Mutirão Arco Verde – Terra Legal, que reuniu governadores, prefeitos e secretários dos municípios amazônicos, para apresentação dos resultados dos quatro primeiros meses da ação.

De acordo com matéria publicada no jornal Amazonas Em Tempo, o governador Eduardo Braga, presente na reunião, ouviu do presidente Lula; do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; e da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa,  que o Amazonas tem feito um “magnífico” trabalho para a preservação ambiental e encontrou – com a criação do Bolsa Floresta – a melhor solução para garantir qualidade de vida a quem habita e preserva a floresta.

Lula

Os governadores da Amazônia, ainda segundo o Em Tempo, sugeriram que o Bolsa Floresta fosse apresentado como um dos projetos que serão apresentados no encontro da Conferência das Partes (COP 15), em dezembro, em Copenhagen.

O Programa Bolsa Floresta é pioneiro no Brasil em pagamento por serviços ambientais. Criado em 2007 pelo Governo do Amazonas, o programa hoje está sob a responsabilidade da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e já beneficia mais de 6 mil famílias em 14 unidades de conservação estaduais do Estado. Além do componente familiar, que paga R$ 50 às famílias, o Bolsa Floresta é composta ainda de outros três componentes ( Renda, Social e Associação), que são destinados à melhoria da educação, saúde, comunicação, transporte, apoio à produção sustentável e fortalecimento da organização e controle social do programa.