Lula participa da Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas em Manaus : FAS Amazônia
25/11/2009
Outros

Lula participa da Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas em Manaus


O presidente Lula estará em Manaus na próxima quinta-feira, 26 de novembro, para inaugurar o Gasoduto Coari-Manaus. A solenidade será realizada às 10 horas na Refinaria de Manaus. Após a solenidade, o presidente e o governador do Amazonas, Eduardo Braga, estarão reunidos para um almoço com os presidentes, convocados por Lula, para participar da Reunião da Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas.

Os debates em torno da temática ambiental inicia às 14horas. A Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas reúne-se no Hotel Tropical para unificar uma posição comum a ser levada para COP15 em Copenhage, na Dinamarca, no próximo mês.

No encontro está confirmada a presença dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; da Colômbia, Alvaro Uribe; da Guiana Francesa (parte da União Europeia), Bharrat Jagdeo; da França, Nicolas Sarkozy; vice-presidente do Peru, Luis Giampietri; Ministro das Relações Exteriores do Equador, Fánder Falconí; além dos Ministros do Meio Ambiente da Bolívia e do Suriname.

A reunião é decorrente de um acordo assinado há uma semana entre o presidente Lula e Sarkozy para a redução de gases do efeito estufa. A mídia francesa será composta por 60 jornalistas.