Manaus recebe primeira edição da Virada Sustentável no Norte do país : FAS Amazônia
09/06/2015
Outros

Manaus recebe primeira edição da Virada Sustentável no Norte do país


A capital amazonense será a primeira cidade do Norte do Brasil a receber a Virada Sustentável, evento que acontece há quatro anos em São Paulo. Nos dias 25 e 26 de julho, serão realizadas ações gratuitas em diversas áreas de Manaus com o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade para a população a partir de uma abordagem positiva e inspiradora, além de incentivar a ocupação de áreas pUblicas. Nesta segunda-feira (8), representantes do Conselho Criativo e das organizações do evento apresentaram a programação e anunciaram o início das inscrições para atividades.
A edição amazonense do evento, realizada pela Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), começou a ser cocriada em novembro de 2014 por meio de reuniões abertas a grupos interessados pelo tema de meio ambiente e sustentabilidade. Integram o Conselho Criativo: Manaus Ambiental, Global Shapers Manaus, Movimento Ficha Verde, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), RP Manaus, Fotoclube Lentes da Amazônia, OndeDescarto.com, Ingages, Studio Caboco, Caboquês Ilustrado, ONG TransformAÃ?Ã?O, Escoteiros do Brasil no Amazonas, Amazon Sat, Pedala Manaus e Projeto Socioambiental Meu Ambiente. O evento conta ainda com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por Meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
“A Virada Sustentável é extremamente importante, porque traz para diferentes pUblicos o tema da sustentabilidade, da relação entre qualidade de vida, o futuro e a vida de cada um de nós. O que nós podemos fazer para contribuir para um planeta mais saudável e mais feliz”, comentou o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.
Seis espaços pUblicos, em diferentes zonas de Manaus, foram escolhidos para sediar o evento, que será gratuito: Largo São Sebastião, Parque Jefferson Peres, Ponta Negra, Parque Municipal do Mindu, Museu da Amazônia e Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) da Redenção. Durante dois dias, serão realizadas atividades como aulas de ioga, rodas de conversa sobre temas relacionados a meio ambiente, piqueniques com debates sobre empreendedorismo, pedaladas, caminhadas sustentáveis, plantação de mudas, festival musical, entre outras ações. As ações já previstas foram propostas pelo Conselho Criativo. Além disso, outros grupos interessados podem se inscrever para realizar atividades no site da Virada (http://viradasustentavel.com/vs-manaus/).
Após o evento, 100% das emissões de carbono serão neutralizadas com plantação de mudas em unidades de conservação, e todo o material impresso de divulgação, como banners e cartazes, serão reciclados ou reutilizados pelo projeto de artesãs da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, que transformam materiais do tipo em objetos como bolsas.
“Acredito que muitas das reflexões que serão realizadas durante o evento servem para que possamos pensar em soluções sustentáveis para os problemas da nossa cidade. Ã? uma iniciativa que une poder privado e pUblico para atuar em âmbitos que interessam a toda a sociedade e podem mudar Manaus”, destacou o curador do Global Shapers, Glauber Gomes, que integra o Conselho Criativo da Virada.
Esta será a primeira edição da Virada Sustentável na Amazônia. “Estamos muito felizes e orgulhosos com a chegada da Virada em Manaus. Será um lindo e inspirador evento. O Amazonas sentirá a união e a força desse evento, será muito mágico ver as coisas acontecendo na prática”, declarou Mariana Amaral, co-fundadora da Virada Sustentável em São Paulo.
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um evento de mobilização e educação para a sustentabilidade, que nasceu em São Paulo e envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos pUblicos, setor privado, escolas e universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais.  Em 2015, além de Manaus, a Virada Sustentável chegará à Salvador e Recife.