Manaus recebe seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Manaus recebe seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Manaus recebe seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
maio 2, 2017 FAS

Manaus recebe seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

02/05/2017

Seminário 3mai_FAS

Na próxima quarta-feira (3/05), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia), Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Asociación Nacional de Autoridades Estatales (ANAAE), realizará o seminário “Intercâmbio entre instituições Latino-Americanas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

O seminário tem como objetivo promover o intercâmbio de soluções inovadoras entre o Brasil, Peru, Bolívia e México. Como resultado, espera  que desse encontro se  desenvolva uma estratégia de cooperação e governança ambiental entre os países.

O evento contará com a presença de diversas instituições subnacionais e organizações não governamentais (ONGs), como o Ecosystem Services for Poverty Alleviation â?? ESPA/Natura Bolívia, Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para Amazônia (SDSN-Amazonia), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia  (Idesam), La Asociación Amazónicos por la Amazonía (Ampa PerU), Asociación Nacional de Autoridades Ambientales Estatales (ANAAE), Conservação Internacional (CI), Secretatia de Estado do Meio Ambiente (SEMA- AM), Organización del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretarias de Estado Mexicanas.

Na ocasião, as instituições apresentarão o trabalho que desenvolvem em suas regiões. O evento é gratuito e conta com a participação de estudantes e demais integrantes da comunidade científica do Estado do Amazonas. Será disponibilizado para os participantes do seminário um certificado de horas complementares.

FUNDAÃ?Ã?O AMAZONAS SUSTENTÃVEL (FAS)

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual. Foi criada em fevereiro de 2008, por meio de uma parceria entre o Banco Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas. Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/BNDES (2010) e da Samsung (2010), além de outras 114 parcerias em programas e projetos desenvolvidos. 

A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e SaUde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI). Atualmente, a FAS beneficia 574 comunidades ribeirinhas no Estado do Amazonas, beneficiando cerca de 40 mil pessoas.

SDSN Amazônia

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 2012 pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, com o objetivo de mobilizar diversos atores para apoiar a disseminação e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da integração técnica e políticas desses atores. No Amazonas é secretariada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

ANAAE

A associação nacional de autoridades ambientais estaduais, A.C., trabalha desde o ano de 2000, integrando e coordenando os esforços das autoridades estaduais ambientais no México.Busca a construção de alianças que resultem no fortalecimento das capacidades institucionais dos governos estaduais no país para a instrumentação de suas políticas pUblicas na área ambiental por meio da construção de alianças estratégicas de cooperação e intercâmbio de experiências entre o governo e a sociedade civil. Esses esforços buscam favorecer o exercício da governança ambiental através de uma possível construção de políticas pUblicas que contribuam para deter os efeitos das mudanças climáticas como a perda de diversidade biológica, assegurando a conservação dos ecossistemas com aproveitamento responsável dos recursos naturais.

ABEMA

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente â?? Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos. A entidade representa os órgãos estaduais de meio ambiente, congregando secretarias de estado, autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pelo licenciamento ambiental, pela gestão florestal, da biodiversidade e dos recursos hídricos, que concentram boa parte das responsabilidades pelas políticas pUblicas de meio ambiente do Brasil. A Abema foi criada em 1985, num período de início da redemocratização do país, logo após a primeira eleição direta para governadores, em um período ainda marcado pela excessiva concentração de atribuições no âmbito federal.

A entidade teve participação ativa no processo de consolidação da política ambiental, através da descentralização das atividades então concentradas no plano federal, e nos grandes momentos de tomada de decisão que fizeram com que o arcabouço normativo brasileiro seja considerado um dos mais avançados do mundo, em especial nas discussões sobre o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal de 1988.