Manaus tem semana de atividades pela conservação dos rios e igarapés - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Manaus tem semana de atividades pela conservação dos rios e igarapés

Manaus tem semana de atividades pela conservação dos rios e igarapés
março 24, 2019 FAS

Manaus tem semana de atividades pela conservação dos rios e igarapés

24/03/2019

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a partir da próxima segunda-feira (25) uma série de atividades de mobilização em prol da conservação dos rios e igarapés de Manaus. Estão previstas ações de conscientização em várias áreas da capital, além de roda de conversa e palestras com especialistas dentro da campanha “Rios Limpos Para Mares Limpos”.
A campanha da FAS é desenvolvida em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU Meio Ambiente) e tem o objetivo de promover articulações entre setores da sociedade civil. O projeto destaca a conservação da água numa perspectiva regional, focada em rios e igarapés da Amazônia.
Por meio do Programa de Educação e Saúde, a FAS realiza na segunda-feira (25) um Papo Sustentável com o tema “Igarapés de Manaus: cenários, desafios e perspectivas”. O encontro acontece das 19h às 20h30 no auditório da FAS, localizada no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. O evento é gratuito, para se inscrever, basta utilizar o formulário disponível neste link: https://tinyurl.com/y2p4ty7d.
Nove palestrantes, entre eles integrantes da ONU, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e outros especialistas explanarão sobre o assunto por 5 minutos.  Em seguida, está previsto um debate com os convidados inscritos.
Do dia 27 a 29 de março, a FAS também promove intervenções visuais em espaços públicos da cidade. A primeira será a colagem de lambes produzida com fotos de quatro ativistas ambientais: a Miss Brasil 2018 Mayra Dias, o ator Victor Fasano, a líder comunitária Izolena Garrido e a drag Úýra Sodoma. Os cartazes serão colocados em locais onde há grande circulação de pessoas na cidade, tais como feiras, terminais e portos.
Na programação, a campanha também vai anexar faixas com o dizer “EU EXISTO: Lixo Zero nos Igarapés de Manaus”. O intuito é viabilizar os igarapés através da instalação das faixas em locais próximos aos cursos d’água. A confecção dos banners foi realizada pelas artesãs da ONG RipArte, que trabalha na produção e venda de artesanato feito de produtos recicláveis pelo Projeto de Recuperação Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA) no bairro Redenção.
Palestrantes do dia 25 de março:
– Fernanda Daltro – Coordenadora da Campanha Mares Limpos (ONU Meio Ambiente)
– Ellen Barbosa – Profa. Departamento de Engenharia Civil, Laboratório de Saneamento (UFAM)
– José Feitosa – Diretor do Parque Ecológico do Mindú
– Luís Piva – Secretário Executivo (SEMA)
– Márcio Bentes – Diretor de Áreas Protegida (SEMMAS)
– Maria Cristina – Líder do RipArte/REÚSA (Recuperação Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia)
– Ana Lúcia – Centro de Formação de Professores (SEMED) e Profa. Do Laboratório de Saneamento (UFAM)
– Thelma de Oliveira – Coordenadora de Educação Ambiental (SEDUC)
– Anderson Mattos – Mediação (Gerência PES-FAS)
Programação
18h00 – 19h00: Recepção e credenciamento dos participantes
19h00 – 19h05: Abertura do evento (Anderson Mattos)
19h05 – 19h20: Exibição do vídeo de Fernanda Daltro (ONU Meio Ambiente)
19h20 – 20h00: Falas de 5min por convidado (na ordem acima)
20h00 – 20h30: Debate