Metodologia para gestão de indicadores é apresentada pelo Instituto Consulado da Mulher - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Metodologia para gestão de indicadores é apresentada pelo Instituto Consulado da Mulher

Metodologia para gestão de indicadores é apresentada pelo Instituto Consulado da Mulher
julho 16, 2013 FAS

Metodologia para gestão de indicadores é apresentada pelo Instituto Consulado da Mulher

16/07/2013

Colaboradores da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) se reuniram na manhã da Ultima sexta-feira (12), para conhecer a metodologia de acompanhamento de atividades do Instituto Consulado da Mulher, parceiro da Fundação em atividades de geração de renda no Rio Negro. Na ocasião, Aldaci Sousa, educadora social do Instituto, apresentou as estratégias de acompanhamento de indicadores do Consulado, que investe em empreendimentos solidários por todo o Brasil. O evento aconteceu no auditório Lidia Parisotto.

Apoiando projetos de geração de renda em todo país, o Consulado da Mulher desenvolveu uma metodologia pautada em três diferentes abordagens. A primeira é referente a pedagógica, que tem foco na economia solidária e na relação com os diferentes gêneros, entendendo as iniciativas e analisando o potencial de crescimento comunitário. A segunda , de negócios, está voltada à análise de viabilização dos empreendimentos e complementa a Ultima, que está voltada ao gerenciamento das iniciativas, que é a de gestão. O sistema de indicadores avaliem dados voltados a faturamento, investimentos, fundos coletivos e individuais, renda e trocas solidárias.

“Essa metodologia permite que o Consulado mantenha um diálogo com cada empreendedor, para que as atividades tenham êxito. Nosso sistema de indicadores permite aplicação em vários empreendimentos, uma vez que é segmentado e avalia questões comuns de várias iniciativas”, explica Aldaci.

O Consulado já atingiu presença em 77 municípios, criando oportunidades para que 169 empreendimentos assessorados faturassem juntos cerca de R$ 5,8 mi. Em 2011, o nUmero de pessoas beneficiadas girou em torno de quase 7 mil pessoas.

No Amazonas, a FAS e o Consulado da Mulher mantêm uma vitoriosa parceria para atividades de geração de renda da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. A iniciativa tem como foco o Turismo de Base Comunitária, que pretende impulsionar os atrativos turísticos gerenciados pelos próprios ribeirinhos. Em março, a marca entregou equipamentos Consul para dois novos empreendimentos turísticos na região: a Pousada Garrido, na comunidade do Tumbira e o Restaurante Encanto do Saracá, na comunidade do Saracá, Iranduba-AM.

Além de equipar os empreendimentos, são desenvolvidas atividades de capacitação com os empreendedores da RDS, visando o aperfeiçoamento da gestão e do atendimento na reserva.

Saiba mais!