Moradores da comunidade da RDS do Cujubim inauguram núcleo de educação - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Moradores da comunidade da RDS do Cujubim inauguram núcleo de educação

Moradores da comunidade da RDS do Cujubim inauguram núcleo de educação
outubro 20, 2022 FAS

Moradores da comunidade da RDS do Cujubim inauguram núcleo de educação

20/10/2022
Crianças tendo aula na comunidade Paraíso, localizada a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Cujubim, no município de Jutaí.

A comunidade Paraíso, localizada à margem direita do rio Jutaí, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Cujubim, distante da sede do município cerca de 15h de voadeira, o município de Jutaí, a 750km de Manaus, inaugurou o Núcleo de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável (Nieds) João Batista Ferreira, iniciativa da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) para implementação de projetos de educação no interior da Amazônia. A inauguração do núcleo foi realizada em parceria com a FAS e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema/AM). 

O espaço atenderá 50 estudantes, incluindo crianças e adolescentes, e promoverá a alfabetização de adultos em aulas conduzidas pela Secretaria de Educação do Município de Jutaí. 

Aproximadamente 60 pessoas, incluindo comunitários, lideranças e representantes de instituições públicas, participaram do evento de inauguração, em julho deste ano. 

A comunidade tem mais de 10 anos e é formada por 13 famílias que não tinham acesso à educação. Por meio da participação ativa, os moradores se alinharam com a FAS e a Sema para construir um plano estratégico sólido.  

Antes disso, a RDS possuía uma outra escola alocada na Vila Cujubim, uma localidade próxima da comunidade Paraíso. Mas, com a saída dos moradores e a falta de operação do Poder Público, o espaço foi abandonado. A nova instalação é resultado dessa transferência do núcleo de uma comunidade para a outra, trabalho que demorou cerca de 80 dias.       

Além da escola, a comunidade também inaugurou a Casa do Professor, um espaço para receber os docentes e parceiros que chegam para atuar na região. 

“A Fundação Amazônia Sustentável compreende que a educação é muito importante para os moradores, porque mantém a comunidade ativa e, assim, não há espaço para atividades de depredação e vandalismo. Além disso, a região é muito ameaçada pelo garimpo e pesca predatória, então os habitantes possuem um papel muito importante, o de não permitir a fragilização da RDS”, afirma Ademar Cruz, coordenador de articulações institucionais da FAS.  

O processo de construção do núcleo aconteceu em mais de dois meses e recebeu apoio de dois carpinteiros, um representante da Sema, além da participação ativa dos moradores. 

Para Rafael Sales, coordenador de núcleos da FAS, é um desafio levar políticas públicas para a região. “Tem logísticas de quase 40 horas para chegar na comunidade Paraíso”, comenta. 

O profissional ressalta, neste contexto, a importância do novo núcleo. “Teremos espaços ocupados pelas comunidades da região, com acesso a oportunidades, educação, saúde, conectividade e outros benefícios”, diz. 

A escola funcionará nos turnos da manhã, tarde e noite. Como parte da parceria estabelecida, a Secretaria de Educação do município deve elaborar o plano pedagógico e providenciar os equipamentos necessários para a escola e a Casa do Professor iniciarem as atividades. 

Sobre a FAS 

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia. 

 

Créditos da imagem: Samara Souza