Municípios do Amazonas participam de curso sobre Conselhos e Fundos para Criança e Adolescente : FAS Amazônia
26/08/2013
Outros

Municípios do Amazonas participam de curso sobre Conselhos e Fundos para Criança e Adolescente


O Programa de Educação e SaUde da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) promoveu na Ultima semana o curso “Criação e Operação de Conselhos e Fundos Municipais da Criança e Adolescente”, em parceria com a Avante Educação e Mobilização Social. O evento aconteceu no auditório Lidia Parisotto e contou com a participação de representantes de prefeituras do interior do Estado e facilitação de Sérgio Calixto, consultor da Capaciteca.
O evento tinha o objetivo dessa atividade foi subsidiar gestores municipais na estruturação dos fundos municipais, envolvendo participantes ativos da esfera pUblica: prefeitos e vice-prefeitos, secretários de educação e assistência social, presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e dos Fundos Municipais da Criança e Adolescente (FUMCADs).
Participaram da iniciativa representantes de prefeituras de Carauari, Eirunepé, Iranduba, Maués, Novo Airão, Novo Aripuanã, Tefé e Presidente Figueiredo.
Foram debatidas atribuições e finalidades dos CMDCAs, buscando entendimento dos seus processos de criação e funcionamento, além das habilidades básicas para atuação dos conselheiros de direitos.  Esteve em pauta ainda a articulação, o funcionamento, a fonte de recursos e destinação dos FUMCADs, também alinhados ao seu processo de criação e gerenciamento.
“Ã? uma iniciativa importante no processo de consolidação das políticas assistenciais da criança e do adolescente no interior do Amazonas. São instrumentos pUblicos que auxiliam o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano ribeirinho”, comenta Nathalia Flores, supervisora pedagógica da FAS.

Programa de Educação e SaUde

O Programa de Educação e SaUde da FAS tem promovido várias ações para melhoria de qualidade de vida no interior do Estado. A iniciativa, que nasceu do gerenciamento de seis NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), no Amazonas, hoje abrange iniciativas como o Programa de Apadrinhamento de Escolas e de Primeira Infância Ribeirinha. Saiba mais!