Níveis alarmantes de emissão de CO2 são debatidos na COP 18 - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Níveis alarmantes de emissão de CO2 são debatidos na COP 18

Níveis alarmantes de emissão de CO2 são debatidos na COP 18
dezembro 5, 2012 FAS

Níveis alarmantes de emissão de CO2 são debatidos na COP 18

05/12/2012

Os trabalhos da 18ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 18), em Doha, no Qatar, se encaminham para a reta final. Os representantes da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Victor Salviati e Suelen Marostica, reportam como estão sendo encaminhadas as atividades do encontro, que reUne mais de 193 países até o dia 7 de dezembro.

Ontem, dia 04,  eles estiveram presentes em um debate sobre o relatório â??Lacuna das emissõesâ?? (Emission Gap, em inglês), elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O relatório aponta o quanto as emissões de CO2 precisam ser reduzidas nos próximos anos para não termos um aumento entre 2° e 4°C de temperatura global, até 2100.

Os nUmeros são alarmantes: o planeta só conseguirá atingir esse objetivo se reduzir ¼ das emissões entre 2010 e 2030, além de cortar pela metade as emissões entre 2010 e 2050. O relatório ainda aponta que os níveis dos gases emitidos na atmosfera hoje estão 14% acima do ideal para o cumprimento dessas metas, estabelecidas no ano de 2009 em Copenhague.

“Atualmente, o planeta tem condições de reduzir cerca de 17  gigatoneladas de gás carbônico até 2020, por meio de transporte inteligente, energia renovável, contenção do desmatamento, etc. Para atingir as metas, os países precisam deixá-las mais agressivas”, enfatiza Victor.

A FAS também acompanhou um evento do Painel de Alto Nível para o Diálogo de Políticas de Movimento de Desenvolvimento Limpo, os MDLs. A iniciativa reuniu ministros e o economista do Banco Mundial, Nicholas Stern. Foram discutidas questões relacionadas ao futuro do mercado de carbono.

O superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, participou de algumas reuniões anteriores relacionadas à pauta, que envolve intimamente a questão florestal.

A COP 18 acontece até sexta-feira, dia 7, em Doha, no Qatar. A FAS continuará com seus representantes até o seu encerramento, acompanhando todas as discussões.

A Comunicação da FAS montou uma galeria de imagens produzidas por Victor Salviati, utilizando um aparelho smartphone. Confira:

(Aguarde instantes para o carregamento | Não carregou? Clique aqui)