No dia do seu aniversário de cinco anos, FAS comemora importante vitória no TCE - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

No dia do seu aniversário de cinco anos, FAS comemora importante vitória no TCE

No dia do seu aniversário de cinco anos, FAS comemora importante vitória no TCE
dezembro 20, 2012 FAS

No dia do seu aniversário de cinco anos, FAS comemora importante vitória no TCE

20/12/2012

O pleno do Tribunal de Contas (TCE), em sessão realizada no dia 20 de dezembro de 2012, votou por maioria contra o recurso do Ministério PUblico de Contas (MPC), que defendia a transformação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em um órgão do governo, submetido ao regime de administração pUblica. O TCE, desta forma, confirmou a decisão unânime já tomada sobre o mesmo assunto, em 2011.

Com a decisão do TCE, a FAS fará a prestação de contas dos recursos repassados pelo Poder PUblico. Desta forma, a FAS, como qualquer outra instituição de direito privado que gerencia recursos pUblicos no Brasil, realizará prestação de contas conforme a legislação pertinente e diretrizes específicas do TCE.

Antes mesmo desta decisão do TCE, a FAS já havia apresentado ao Tribunal e ao Ministério PUblico Estadual, toda a sua prestação de contas relativa aos recursos recebidos em doação do Governo do Estado do Amazonas. Isso é parte da política de transparência e rigor na prestação de contas, que fazem parte dos princípios e valores éticos da Fundação.

A maior parte dos recursos das FAS é oriunda de doações de instituições privadas. Toda a execução orçamentária da FAS é auditada, de forma independente, por uma das maiores empresas de auditoria do mundo, a PriceWaterhouseCoopers (PWC). Os resultados são examinados pelo Conselho Fiscal da FAS, composto por pessoas de destaque da sociedade amazonense. O parecer do Conselho Fiscal, por sua vez, é analisado e aprovado pelo Conselho de Administração da FAS, presidido pelo ex-ministro Luiz Fernando Furlan. Depois da aprovação pelo Conselho de Administração, todos os relatórios são encaminhados ao Ministério PUblico Estadual, a quem compete o acompanhamento e supervisão de fundações, como a FAS. A prestação de contas, depois de auditada, é registrada em cartório e publicada na internet para ampla transparência.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição não governamental, fundada em 20 de dezembro de 2007. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, conservação ambiental e contribuir para  a melhoria da qualidade de vida das comunidades, que residem as Unidades de Conversação do Estado do Amazonas, valorizando as pessoas, os serviços e produtos ambientais. Um dos principais programas da FAS é o Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto brasileiro com certificação internacional para compensar as populações tradicionais e manter os serviços ambientais fornecidos por meio das florestas. Além disso, a Fas desenvolve programas nas áreas de saUde, educação, monitoramento ambiental, associativismo e geração de renda sustentável em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais. Atualmente, a FAS beneficia 8.378 famílias, em 541 comunidades, numa área superior a 10 milhões de hectares, em 15 unidades de conservação estaduais do Amazonas.